Tribuna Livre: Qual Celesc pública? Ou o surgimento de um novo Cleicio

Por Leandro Nunes, ex-representante dos empregados no Conselho de Administração da Celesc entre 2015 e 2022

Celesquianos e celesquianas, ativos, aposentados e pensionistas.

Com surpresa e total incredulidade li o último boletim do nosso representante no Conselho de Administração da CELESC, Paulo Horn, que cita uma proposição de reforma do Estatuto Social que retira a necessidade de decisão unânime para a realização de reuniões virtuais do Conselho de Administração.

Independente das demais demandas discutidas entre sindicatos e Diretoria da CELESC, essa iniciativa é tão perigosa e descabida, que mais parece uma das iniciativas do ex-presidente monarquista Cleicio Poleto. Aliás, não sei se o nosso ex-presidente, sabidamente autoritário e antidemocrático, teria capacidade de algo tão abusivo.

No Boletim, Paulo Horn é perfeito na narrativa dos acontecimentos históricos que levaram à criação da aprovação por unanimidade para a realização das reuniões virtuais, na época em que eu estava no Conselho de Administração.

Uma construção longa e difícil, que passou pela inteligência e capacidade de diálogo do ex-presidente e atual Secretário da Fazenda Cleverson Siewert, apoiado pelo maior acionista privado da CELESC, a EDP Brasil, onde muitos dos conselheiros permanecem com assento no Conselho de Administração da empresa.

Ao propor que a decisão seja feita pela maioria dos votantes, a atual Diretoria Executiva ofende a relação entre as partes relacionadas dentro do colegiado, em um claro e absurdo abuso do poder de controle do acionista majoritário perante os demais membros do Conselho de Administração, minoritários e empregados, sem a menor necessidade ou motivo aparente.

Qual o interesse disso? Porque essa mudança, se não a intenção camuflada de privatizar a empresa? Sim, porque do jeito que está disposto o estatuto, a empresa tem funcionado normalmente. Várias foram as reuniões virtuais aprovadas pelo representante dos empregados no Conselho de Administração, antes por mim, agora pelo Paulo Horn, sem absolutamente nenhum problema ou impacto societário.

Esse é um ataque gravíssimo, que me desrespeita diretamente como celesquiano e ex-conselheiro que fez parte da construção histórica dessa composição, além de desrespeitar todos os empregados e empregadas que acompanharam esse debate. Aliás, não desrespeita somente os empregados.

Desrespeita a EDP Brasil, que votou nessa proposta naquele momento, e que tem o dever de honrar e defender aquilo que aprovamos conjuntamente. “Fio do bigode” é o que dizem. Chegou a hora de provar uma vez mais. Se essa iniciativa ditatorial persistir, caberá a todos nós, independente de paixões políticas, abraçarmos, juntos, esse enfrentamento.

Denúncias na CVM por abuso do poder de controle do acionista majoritário, travamento da pauta na Assembleia Legislativa e ações políticas e judiciais devem ser feitas, em defesa do respeito ao ato jurídico perfeito construído em harmonia entre as partes relacionadas no Conselho de Administração.

Em 2019, tivemos o desprazer de conhecer um Diretor Presidente (e uma Diretoria Executiva repleta de empregados silentes e submissos) que desrespeitava a história da CELESC, atropelava discussões e decidia à revelia das vozes dos demais, impondo a sua vontade e a sua convicção goela abaixo das demais partes interessadas.

Acabou saindo da CELESC reconhecidamente como o pior presidente da história da empresa, corresponsável pela derrota eleitoral do ex-governador em tentativa frustrada de reeleição.

Não imaginávamos que algo parecido poderia acontecer, mas essa decisão, repito, absurda, desrespeitosa e antidemocrática de mudar o Estatuto em um ponto fundamental aos empregados, demonstra o contrário. A Diretoria Executiva, novamente repleta de empregados, vai ficar mais uma vez quieta e submissa?

Agora, chegou a hora do discurso de “diálogo e boa conversa” sair da teoria e vir para a prática, sob pena de um enfrentamento forte e duradouro na Assembleia Legislativa contra a Administração do Governo Jorginho Mello. Será essa a vontade do Governador?