Tribuna Livre: A culpa é do sindicato!!!

Por Jeferson Reis, dirigente do Stieel e trabalhador da Celesc na ARCON

Faz tempo que ouço esse jargão criado por alguns colegas de trabalho, às vezes alguns gastam sua energia culpando o lado errado, por insatisfação pessoal, por pura ideologia ou por querer jogar a culpa em alguém. Mas se responde um jargão com outro, então escolhi repetir para mim mesmo que ‘o tempo é o melhor remédio’. Nos últimos dois anos, ingressei na representação sindical e comecei a trabalhar de forma mais efetiva nas atividades sindicais, mas mesmo assim continuava ouvindo de algumas pessoas que ‘a culpa é do Sindicato’.

Todas as pautas importantes que estavam travadas, a culpa recaía inexplicavelmente para a Intercel, ou seja, para o Sindicato! Resolvi elencar algumas culpas do Sindicato que aconteceram durante esse ano: começo com o Plano de Saúde, pauta que vem de 2019, mas neste ano, depois de muita negociação e mobilização organizada pelos sindicatos, a empresa cedeu e atendeu em partes à proposta do Sindicato. Resultado, o novo Plano de Saúde foi aprovado pela maioria dos trabalhadores na Assembleia de Pomerode, mais uma vez a culpa é do Sindicato!

Ao lembrar da Assembleia de Pomerode, se faz necessário falar sobre a proposta de PLR que também foi aprovada pela grande maioria dos trabalhadores: depois de muitos anos, a lógica foi quebrada e nós, trabalhadores, teremos uma participação sobre o lucro líquido da Celesc, pode se dizer que se trata de uma conquista histórica e, mais uma vez, a culpa é do Sindicato!

Por falar em PLR, devemos lembrar que graças a um recurso da Intercel, a empresa distribuiu quase sete milhões de reais a mais a todos os trabalhadores, para tristeza dos acionistas que tiveram que dividir mais uma parte do seu quinhão com a categoria, mas se trata de justiça.

Caso a Intercel não entrasse com o recurso, esse dinheiro ficaria nas mãos da Celesc e não seria distribuído com quem realmente faz a diferença e transforma essa empresa em umas das melhores distribuidoras do país, mas serei repetitivo, pois a culpa é do Sindicato!

Para finalizar a lembrança de pautas importantes de 2023, não podemos deixar de fora as negociações do Acordo Coletivo de Trabalho. Negociações muito duras, com elementos novos na mesa, onde a empresa contratou assessoria para auxiliar nas negociações e tentar suprimir direitos e atacar a representação dos trabalhadores.

Nesse período, houve um dia de paralisação, para que as negociações fossem realizadas com a categoria mobilizada e assim tirar a diretoria da Celesc da zona de conforto. Após muita discussão, o Acordo foi fechado em mesa de negociação com a conquista da gratificação de férias para os trabalhadores que ainda não tinham esse direito.

Vale lembrar que esse direito (gratificação de férias) foi perdido em 2016, após uma greve de mais de dez dias. Nessa mesma greve, outros direitos foram retirados e até hoje buscamos a isonomia e, um a um, esses direitos estão retornando, mas claro que a culpa é do Sindicato!

Podemos e devemos fazer uma dicotomia entre culpa e dolo, mas é necessário explicar essa diferença: na culpa é quando não temos a intenção e não queremos realizar algo, já no dolo, queremos fazer algo e temos a intenção. Olhando por esse prisma, o Sindicato não tem culpa e sim dolo, pois as conquistas aconteceram por vontade e por intenção brava de conquistá-las. A Intercel (e os Sindicatos que a compõem) buscam o melhor a todos os trabalhadores, e não apenas a algumas categorias diferenciadas. O foco é o coletivo, jamais buscaremos o individualismo, somos majoritários, representamos TODOS os eletricitários.

A Intercel faz a diferença e está sempre na busca da isonomia, na luta contra a privatização, somos contrários à terceirização e buscamos condições de trabalho mais justas, lutando incansavelmente por um Plano de Cargos e Salários que atenda às necessidades de todos os trabalhadores. Ainda temos um grande caminho pela frente, mas tenha certeza que não faltará vontade, jamais faltará empenho! Olhando todas essas conquistas, é impossível não falar que o DOLO É DO SINDICATO! Sou eletricitário, sou Intercel!!!