Notas curtas

• Após sete rodadas de negociação bastante difíceis, finalmente os Sindicatos da Intercel e a Diretoria da Celesc assinaram o Acordo Coletivo de Trabalho 2023/24 de celesquianas e celesquianos. A formalização do Acordo ocorreu na sede da empresa, no dia 27 de setembro. As informações sobre a assinatura foram divulgadas através do Boletim da Intercel 214, distribuído para a categoria em 28 de setembro.

• Na quarta-feira, 4 de outubro, a dirigente do Sinergia Cecy Marimon e a economista da Subseção dos Eletricitários de Santa Catarina do Dieese Cristina Pereira Vieceli, participaram da Semana Acadêmica promovida pelo Centro Acadêmico da Administração Pública da UDESC. O tema da palestra foi a desestatização da Eletrobras. Cecy e Cristina destacaram a importância da empresa, que além de assegurar o crescimento e desenvolvimento econômico brasileiro, é essencial para a garantia de políticas de universalização e setoriais. Elas também trataram sobre a luta pela reestatização da empresa, considerando a garantia da soberania energética do país. A privatização de empresas de geração hidráulica e de transmissão estão na contramão das tendências internacionais, considerando o crescimento dos projetos de reestatização e remunicipalização de serviços públicos.

• O DIEESE divulgou em 4 de outubro a pesquisa mensal sobre o preço da cesta básica nas capitais: em 14 das 17 cidades pesquisadas, o custo da cesta básica caiu em setembro em relação ao mês de agosto. O dado negativo é que Florianópolis passou a ser a capital com o conjunto de alimentos mais caros no Brasil: R$ 741,71. A capital com a cesta básica mais barata segue sendo Aracaju, com custo de R$ 532,34.