Campanha de data-base segue travada na Engie

Terceira e última rodada de negociação está marcada para o dia 11 de outubro

A segunda rodada de negociações do Acordo Coletivo de Trabalho 23/24 iniciou com a mesma postura da empresa em relação à primeira reunião: sem avanços, com exceção das tabelas de reembolso da ELOSAÚDE, que já era um compromisso do ano passado, cujo percentual será apresentado para os sindicatos depois de definido com a ELOSAÚDE. Diante dessa postura, dirigentes da Intersul/InterEBE apresentaram alternativas para a pauta da Engie.

Turno Ininterrupto de Revezamento: empresa apresentou proposta de inclusão do Parágrafo Décimo Quarto, propondo implantar tabela no Centro de Operação da Geração em relação aos empregados que operam as Estações Solares. A posição dos Sindicatos foi favorável, desde que a tabela seja submetida à Assembleia, conforme prevê o “caput” da cláusula.

Cláusula Vigésima Segunda (Rescisão do Contrato de Trabalho): empresa propôs que a obrigação de homologar as rescisões passe a ser para empregados com mais de um ano de contrato de trabalho. A resposta dos Sindicatos foi favorável, desde que a empresa assuma o compromisso de comunicar às entidades sindicais todas as admissões e demissões de empregados.

Cláusula Primeira (Vigência e Data-Base): empresa propôs vigência de dois anos para cláusulas sociais deste ACT. A posição das entidades sindicais é que estão dispostos a negociar, desde que a data-base passe a ser 1º de outubro e, ainda, com avanço nas negociações quanto ao aumento das contribuições na PREVIG, Correção das Tabelas do Plano de Saúde, Correção das Faixas do PCR pelo mesmo índice do reajuste dos salários e com o pagamento para todos os empregados de 3% a cada três anos como progressão salarial relacionada ao tempo de serviço.

Estes avanços são necessários pois, com a vigência do ACT por dois anos, a proposta da empresa é de, no final do primeiro ano, negociar apenas as cláusulas econômicas.

A mensagem foi direta: “queremos negociar todas as justas e necessárias reivindicações dos empregados, esta é a nossa disposição”. Os Sindicatos esperam que na última rodada de negociação a empresa apresente proposta que possa ser encaminhada para aprovação nas assembleias, contribuindo para que o clima nos locais de trabalho seja de satisfação dos empregados.