Governo decide manter leilão da Cepisa

Ministra do TST suspende liminar que impedia leilão das distribuidoras

Está marcado para quinta-feira, dia 26, o leilão de privatização da Cepisa, distribuidora de energia do Piauí. Em entrevista ao jornal Valor Econômi­co, o presidente da Eletrobras, Pinto Jr, afirmou que as seis distribuidoras da companhia, além de algumas estatais estaduais, como Cemig e Copel, são as últimas que ainda não estão sob controle privado. “Estamos vendendo as últimas oportu­nidades de expansão no setor de distribuição de energia brasileiro”. Pinto Jr destacou ainda que as outras cinco distribuidoras – Amazonas Ener­gia (AM), Eletroacre (AC), Ceron (RO), Boa Vista Energia (RR) e Ceal (AL) – deverão ser licitadas em bloco provavelmente em 30 de agosto.

A ação popular proposta pelo Coletivo Nacional dos Eletricitários (CNE) contra o edital teve liminar indeferida, uma vez que a Ministra Carmen Lúcia, entendeu que a decisão do presidente do Tribunal deve prevalecer sobre o seu entendimento. A ar­gumentação das entidades sindicais, no entanto, é diferente da avaliada pelo juiz, e sustenta que as leis que autorizam a privatização das distribui­doras estavam num contexto diverso do de hoje, relacionada a diminuição das dívidas nos Estados. O CNE já anunciou que irá apresentar recurso da decisão, mantendo a luta contra a privatização.