Eletrobras: CNE planeja data-base 2024/2025

Encontro em Brasília reuniu dirigentes sindicais de todo o Brasil para traçar as metas e estratégias de lutas

O Coletivo Nacional dos Eletricitários (CNE) se reuniu entre os dias 31 de janeiro e 2 de fevereiro em Brasília para planejar a campanha data-base para o Acordo Coletivo 2024/2025 dos empregados do grupo Eletrobras. O coordenador do Sinergia, Tiago Vergara, e a coordenadora do CNE, Cecy Marimon, participam do Planejamento do CNE em Brasília integrando a delegação da Intersul – juntamente com os diretores da Apous, Fabiano Zacca, do Sindinorte, Murilo Rombo, e do Sinergia MS, Francisco Silva.

Antes de iniciar o planejamento, os/as dirigentes sindicais fizeram um estudo da pesquisa realizada com a categoria (divulgada na última edição do Linha Viva), que buscava compreender as expectativas e anseios das pessoas trabalhadoras das empresas do grupo Eletrobras. De acordo com Cecy Marimon, “a pesquisa encerrada no dia 31 de janeiro ajudou muito a compreender os anseios da categoria. Todas as respostas nos ajudaram na construção da estratégia de luta para o próximo período”. Cecy também pontua que “o Acordo Coletivo de Trabalho deste ano trará muitos desafios a serem enfrentados e o CNE terá papel fundamental na construção dessa vitória”.

De acordo com Tiago Vergara, após a análise da conjuntura política e econômicafeita pelo Diretor Técnico do Dieese,Fausto Augusto Júnior, discutiu-se a pré-pauta para o ACT 2024/2025. Tal qual como Cecy, Tiago também reforça a importância da pesquisa feita pelo CNE: “a pesquisa realizada pautou a elaboração das reivindicações que serão submetidas em Assembleias aos trabalhadores ainda no mês de fevereiro. A nossa expectativa é que a categoria esteja engajada na campanha desta primeira negociação com a gestão privada da Eletrobras. Esse engajamento terá fundamental importância para quem estará em mesa negociando”.

No último dia do encontro teve a construção do plano de lutas para o próximo período e também um debate sobre previdência privada com o Antônio Braulio de Carvalho, que é diretor Administrativo da Associação Nacional dos Participantes de Previdência Complementar e Autogestão em Saúde, a ANAPAR.