Fique por dentro das novidades

E a negociação da PLR 2024 da Celesc?

Os Sindicatos da Intercel enviaram em dezembro de 2023 uma correspondência para a Celesc pedindo o início das negociações da PLR 2024. O objetivo era iniciar o novo ano com as negociações encerradas e o Acordo de PLR assinado ou, no mínimo, com as negociações ocorrendo. Estamos em fevereiro de 2024 e, até o fechamento desta edição do jornal Linha Viva, a Celesc ainda não havia dado retorno ou agendado alguma reunião sobre o tema. O que estaria atrasando essa importante discussão? A categoria exige mais agilidade por parte da Diretoria da Celesc.

Camionetes velhas: muitas reclamações pelo estado

A Intercel continua recebendo reclamações sobre as camionetes da Celesc. Tanto pelo ano de fabricação de algumas delas (boa parte, chegando aos sete anos de uso), como pelos problemas frequentes com a empresa que faz a manutenção desses veículos: “a gente manda a camionete para consertar uma peça que se desgastou pelo uso. Recebemos o veículo da oficina e poucos dias depois outros problemas já surgem no mesmo veículo. Isso gera uma insegurança enorme, pois tivemos até problemas no freio do veículo, que deveria ser caso de manutenção preventiva, por ser item básico”, afirmou um eletricista da Grande Florianópolis durante visita do Sinergia aos postos de trabalho na semana passada. Fica o apelo à Celesc: a renovação constante da frota ajudaria a resolver esse tipo de situação.

Sinergia prepara eleições para Representantes Sindicais de Base

O Sinergia formou uma Comissão para organizar as eleições para Representantes Sindicais de Base na sua área de atuação. O pleito deveria ter ocorrido no mês de novembro de 2023, conforme explica o Coordenador Geral do Sinergia, Tiago Vergara: “nós tivemos que fazer uma assembleia no fim de 2023 para ampliar o tempo de mandato dos atuais Representantes de Base, pois a eleição estava prevista para ocorrer justamente no período do 5° Congresso do Sinergia. Como seriam muitas atividades ao mesmo tempo, julgamos prudente fazer o adiamento da data do pleito, após debate em Assembleia com a categoria”. As eleições ocorrerão no dia 25 de março de 2024. Pelo Estatuto do Sinergia, são condições para se candidatar a Representantes Sindicais de Base a pessoa estar filiada ao Sinergia há pelo menos dois meses (até o dia 25/01) e desempenhar sua atividade laboral em uma das empresas que o Sinergia representa na Grande Florianópolis (CGT Eletrosul, Cerej, Celesc e São Sebastião). Nos próximos dias, o Sinergia divulgará o regulamento em suas redes sociais. Acompanhe e participe. Juntos somos mais fortes!

Prazo para regularização eleitoral encerra em 8 de maio

A Justiça Eleitoral vem alertando que o prazo para regularização, transferência de domicílio eleitoral ou emissão do primeiro título de eleitor encerra em 8 de maio. É importante que a categoria eletricitária esteja atenta ao prazo e regularize seu título, para poder votar nas candidaturas para prefeito(a) e vereador(a) no pleito de 6 de outubro (primeiro turno) e 27 de outubro (nas cidades em que pode ocorrer segundo turno). Para verificar se seu título está regular, basta acessar o site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e clicar no ícone “Situação Eleitoral”, localizado no canto superior direito da página inicial do site. A consulta pode ser feita utilizando o CPF, número do título de eleitor ou nome completo. Também é possível usar o aplicativo e-Título para fazer a consulta.