ACT específico ainda sem renovação

Intersul aguarda definição da CGT Eletrosul para assinatura

Em reunião ocorrida dia 20/10 a Intersul apresentou os vários pontos de divergência que depois de várias rodadas consecutivas de negociação, ainda persistem na negociação para renovação do ACT específico dos trabalhadores da CGT Eletrosul. Até então, a direção da CGT Eletrosul tem se recusado a renovar várias garantias históricas explicitas no ACT Específico e que se não forem renovadas acarretarão perdas aos trabalhadores e suas entidades representativas.

Por esta razão, as tratativas para renovação do ACT Específico tem se prolongado e os sindicatos da Intersul tem insistido com a Direção da CGT Eletrosul, chamando atenção inclusive para o fato de que a renovação de todas as garantias e benefícios foi o compromisso claro e objetivo firmado pelas empresas Eletrobras durante o duro e longo processo de negociação do ACT Nacional.

Para a próxima reunião desta quarta feira dia 27/10, se espera finalmente contar com bom senso da Diretoria para chegar a um bom termo, já que as posições ex ternadas pela Intersul são basicamente o simples cumprimento do que foi estabelecido como critério na negociação nacional, ou seja, renovação pura e simples de todas as garantias previstas no ACT Específico das empresas, exceto aquilo que já esteja contemplado em Norma Gerencial ou no próprio ACT Nacional.

Sendo assim, esta reunião do dia 27 será mais uma oportunidade para a CGT Eletrosul demonstrar o devido respeito aos trabalhadores, suas entidades representativas, e ao processo negocial. Caso não se chegue ao esperado bom termo pelas vias administrativas, outras formas de luta pela manutenção dos direitos do ACT Especifico deverão ser debatidas pelos trabalhadores e encaminhadas pelo coletivo dos sindicatos que compõem a Intersul.

Em face da posição inflexível da CGT Eletrosul, os sindicatos que compõem a Intersul estão avaliando as alternativas jurídicas para também pleitear a suspensão das alterações no plano de saúde até que a justiça se manifeste quanto à aplicabilidade da cláusula.

Para a próxima reunião desta quarta feira dia 27/10, se espera finalmente contar com bom senso da Diretoria para chegar a um bom termo.