Sinergia: 60 anos do sindicato cidadão

POR ARNO VEIGA CUGNIER,
APOSENTADO DA CELESC E EX-DIRETOR DO SINERGIA

Este Sindicato Cidadão com forte atuação nos movimentos sociais e sindicais comemora essa semana 60 anos de existência. 27 de setembro, estamos todos e todas fazendo 60 anos. No começo até parecia que não íamos tão longe, ainda mais quando veio a ditadura e nos amordaçou. Entretanto, aos poucos fomos nos multiplicando: da Agência Regional para a sede da Celesc, para a Eletrosul sede e Sertão, para a Cerej e diversas outra empresas do setor atualmente.

Então fomos realizando tantas lutas, tantas mobilizações e nesse caminhar fomos aprendendo, estudando e nos juntando. Assim nos sentíamos mais fortes, mais maduros e com mais vontade de seguir adiante, seja nas conquistas ou nos reveses. Ao longo desse tempo fomos conhecendo diversas pessoas, trabalhadores e trabalhadoras, da nossa categoria e de outras, lideranças representativas que vimos refletidas em legados e realizações.

Nosso olhar estava tanto no horizonte como no passado; tanto na esperança como nas elaborações. E agora podemos afirmar de que junto iremos ainda mais longe e, como crianças em seu dia de comemorações, mesmo sem saber quantos anos virão, vamos ostentando os cabelos que nos restam e eternizando nossas memórias e história de lutas.

Parabéns à todos e à todas com aquele forte e fraterno abraço quando os corações batem juntos.