Se você não sabe é melhor saber que…

1. Os bancos lucraram R$ 109 bilhões entre julho de 2018 e junho de 2019, informou o Banco Central. Esse é o maior lucro nominal em 25 anos, desde o lançamento do Plano Real, em 1994.  Os dados mostram que o resultado é 18,4% superior ao lucro de R$ 92 bilhões registrado entre julho de 2017 e junho de 2018.

2. Nos últimos 12 meses, o Brasil registrou o maior volume de saída da moeda americana em 20 anos. De acordo com o Banco Central, o saldo negativo é de US$ 32 bilhões.

3. De outro lado, o Brasil tem terceira maior desindustrialização entre 30 países desde 1970. A recuperação está distante, segundo o Instituto de Estudos para o Desenvolvimento Industrial (Iedi). A indústria brasileira é uma das que mais apresentaram retração no mundo nos últimos 50 anos.

4. A deflação que estamos vivendo sugere ao produtor que não há consumidor. Ele planeja a produção em torno de um determinado preço, mas, na hora de vender, se esse produto estiver valendo menos, vai ter prejuízo, afirmou.

O risco, é que a deflação crie um efeito dominó: se não produz, não contrata, ou até demite, aí diminui mais a demanda porque não há salário nem crédito, o que faz cair o nível de preço, porque as pessoas não compram, e assim por diante.

E, segundo o IBGE, agora somos 38 milhões de  trabalhadores na informalidade e 12 milhões e meio sem emprego. Mais precisamente: 41,4% da população ocupada está vivendo “de bico”, ou 38,8 milhões de brasileiros.