Retrospectiva 2018: Por um setor elétrico público, eficiente e para todos

Texto foi publicado na edição do Linha Viva 1399, de 29 de março de 2018

POR UM SETOR ELÉTRICO PÚBLICO, EFICIENTE E PARA TODOS

No dia 24/03 A Intersul, em nome do Coletivo Nacional dos Eletricitários – CNE, entregou ao ex-Presidente e pré-candidato Lula, o Manifesto dos Trabalhadores Eletricitários por um Setor Elétrico Público, Eficiente e para Todos!

Este documento, fruto de uma produção coletiva de trabalhadores do sistema Eletrobras, trás dez premissas para uma nova proposta de modelo para o Setor Elétrico Brasileiro, com a óbvia manutenção da Eletrobras como empresa pública, e onde a energia deve ser encarada como um bem público, a serviço do povo e do desenvolvimento nacional, e não mais como mercadoria a serviço da especulação financeira.

O manifesto já foi entregue para os também pré-candidatos à presidência Ciro Gomes (PDT), Manoela D’Ávila(PCdoB) e Guilherme Boulos (PSOL), e o objetivo do CNE é entregá-lo a todos os candidatos a presidência, a fim de que o debate sobre a importância da Eletrobras esteja posto durante a campanha, o que obrigará os candidatos a se posicionarem clara e abertamente sobre o crime que é a tentativa de privatizar a Eletrobras.