Notas curtas

• Os advogados do Sinergia Maximiliano Garcez e Diego Bochnie participam nesta e na próxima semana da Conferência da Organização Internacional do Trabalho em Genebra, na Suíça, como delegados da Associação Latino-Americana de Advogados Laboralistas. No evento, eles participarão de debates de temas relacionados aos direitos trabalhistas, segurança no trabalho, políticas de emprego e igualdade, juntamente com representantes de governos, empregadores e trabalhadores de todo o mundo. De acordo com Diego, o objetivo será “a troca de experiências e contatos para contribuir para a construção de uma rede integrada internacional de luta sindical”.

• Atendente comercial da Celesc, em contato com o Linha Viva, relatou a angústia que ela e seus colegas estão vivendo, por conta do problema gerado pela empresa terceirizada de leituras: “em relação as leituras por média, deveria ter uma divulgação na mídia, por parte da Celesc, dando satisfação sobre o problema e orientando o consumidor como solucionar da melhor forma. Por exemplo, para que ele pegue a última leitura que aparece na fatura, mesmo que seja por média, e compare com a leitura que consta no medidor”. Ela argumenta, ainda, que o cliente deveria ser orientado a apresentar essa leitura via call center ou no atendimento presencial para correção: “o consumidor chega na loja, na maioria das vezes, sem saber o que está acontecendo. Havendo uma campanha como essa, diminuiria consideravelmente o movimento nas lojas”, relatou. Outra atendente, também em contato com o Linha Viva, lembrou da “necessidade da Celesc se manifestar quanto à importância da correção da fatura para evitar problemas posteriores de cobrança de consumo acumulado”.

• A empresa AXS Energia, com sede em Florianópolis, se comprometeu, durante as negociações do Acordo Coletivo de Trabalho, em janeiro, a fazer um estudo para pagamento de auxílio-creche aos seus empregados. No final de maio, a empresa apresentou ao Sinergia o resultado deste estudo, com levantamento do valor de creches localizadas próximas à sua sede, em região nobre da capital, e se comprometeu a pagar o valor de até R$ 3.000 a cada empregado com filho em idade até 48 meses, a partir de janeiro/2024. Caroline Borba, dirigente do Sinergia que negociou com a empresa, considerou positiva a atitude da empresa: “consideramos um avanço a empregados e empregadas da AXS, que terão este benefício a partir de janeiro”.

• Pensando no meio ambiente, o Sinergia, a cada semestre, leva jornais Linha Viva antigos para uma cooperativa de reciclagem. Se tem jornal antigo sobrando em sua sala, procure o/a dirigente do Sindicato de sua base e encaminhe os jornais velhos para reciclagem.

• Passado quase um mês da assembleia que aprovou o fechamento do ACT específico com a devida notificação do TST e da CGT ELETROSUL pela INTERSUL, a empresa ainda não providenciou a efetivação do instrumento coletivo para assinatura e, tampouco, passou a cumprir o ACT na íntegra – como era de se esperar, considerando que os termos do acordo estão aceitos por ambas as partes.

• Dirigentes do Sinergia participaram nesta quarta-feira, dia 7, pela manhã, de um ato de apoio aos trabalhadores da CASAN, que entraram em greve após a assembleia estadual unitária, em 2 de junho. De acordo com Leonardo Lacerda, diretor do Sintaema, sindicato que representa a categoria, “a pauta de reivindicações foi entregue em 31/01/2023 e, até o momento, as propostas da direção da empresa são só ataques aos nossos poucos direitos. O diretor Natan, que conduz as negociações, conseguiu apresentar propostas completamente rebaixadas e desrespeitosas com o trabalhador, que não repõem nem a inflação. A categoria exige que o presidente Laudelino de Bastos conduza as negociações”.

• NOTA DE APOIO AOS MUNICIPÁRIOS DE FLORIANÓPOLIS: A Intercel e a Intersul manifestam o seu apoio ao movimento grevista dos municipários de Florianópolis, decretado em dia 30 de maio de 2023, e repudiam as ameaças de violência e demissão, assim como a perseguição a diretores e trabalhadores grevistas realizada pelo titular da Prefeitura, Sr. Topázio Neto. A pauta dos grevistas, que inclui a luta pelo plano de carreira do quadro civil e do magistério, concurso público e posicionamento contra a privatização via OS, representa a mobilização contra a terceirização e pela garantia de um serviço de qualidade para toda a população de Florianópolis.