Recusa a negociações motiva paralisação na Celesc

Diretoria que assumiu em fevereiro ainda não negociou pontos pendentes com Sindicatos da Intercel

Empregados da Celesc em todo o estado fizeram uma paralisação de 12h na quinta-feira da semana passada, dia primeiro. O objetivo do ato era cobrar da diretoria da estatal o início das negociações da alternativa de plano de saúde e do acordo da PLR 2023. Além disso, o ato também pretendia cobrar a diretoria da empresa, que assumiu em fevereiro deste ano, a encaminhar outros pontos pendentes, como o recurso da PLR 2022, a cobrança pela negociação da isonomia (anuênio e gratificação diferenciada de férias) e a revisão do PCS.

Outro ponto que vem causando indignação na categoria são os discursos do presidente Tarcísio Rosa defendendo a terceirização de atividades na Celesc. Esse discurso vai de encontro com a promessa da manutenção da Celesc Pública, afirmada e reafirmada pelo governador Jorginho Mello antes, durante e após a campanha de 2022. No entendimento da grande maioria dos trabalhadores e dos Sindicatos da Intercel, ampliar a terceirização na Celesc é colocar na mão de pessoas que não têm o mesmo compromisso com a empresa que celesquianas e celesquianas têm.

Diante da grande mobilização em todo o estado (reflexo da indignação da categoria) e considerando que a diretoria da Celesc não atendeu os sindicatos e permanece inerte, a Intercel passou a buscar outros encaminhamentos a partir do fim da semana passada: nesta terça-feira, dia 6, representantes dos sindicatos se reuniram com o deputado estadual Fabiano da Luz (PT), pedindo apoio da Assembleia Legislativa para as pautas dos celesquianos. O deputado Fabiano se comprometeu a encaminhar as pautas da categoria junto a outros deputados e deputadas, a fazer uma manifestação em uma das sessões da ALESC e a abrir espaço para a Intercel ocupar a Tribuna e relatar as dificuldades que trabalhadores e trabalhadoras estão passando.

Além disso, ainda na terça-feira, a Intercel se reuniu com a diretoria da Celos, momento em que a fundação apresentou os estudos que estão sendo feitos para a composição de uma nova proposta de plano de saúde para a categoria.