Notas curtas

• Após a realização das assembleias com trabalhadoras e trabalhadores, o Sinergia enviou para a diretoria da CEREJ a Pauta de Reivindicações da categoria para o Acordo Coletivo de Trabalho 2023-2024. Neste momento (até o fechamento desta edição), a Cooperativa e o Sindicato estavam agendando uma data para a primeira rodada de negociações.

• Na quinta-feira, dia 20, os Sindicatos da Intercel e o Presidente da Celesc, Tarcísio Rosa, se reuniram (imagem ao lado) para debater uma série de pontos pendentes de negociação. O relato completo da reunião foi divulgado pelo e-mail corporativo de celesquianas e celesquianos, através do Boletim da Intercel 198. Não deixe de ler.
  • Gerou grande repercussão o voto do Ministro do STF, Luis Roberto Barroso, na ação que trata da cobrança de contribuição assistencial imposta por Acordo, Convenção Coletiva de Trabalho ou sentença normativa a empregados não sindicalizados: o Ministro reconheceu a validade de cobrança de contribuição assistencial a trabalhadores não sindicalizados, desde que lhes seja garantido o direito de oposição. De acordo com Barroso, os sindicatos representam toda uma categoria profissional e não apenas aqueles e aquelas que são sindicalizados (que financiam a luta sindical). Desse modo, argumentou que aqueles trabalhadores que não são sindicalizados, mas obtêm vantagens em função das negociações pelos sindicatos, teriam “uma espécie de enriquecimento ilícito” – na visão do magistrado.