Notas curtas

• Uma das reclamações mais frequentes aos sindicatos da Intercel por celesquianas e celesquianos é pelo crescimento da quantidade de ‘caixinhas’ nos organogramas da Celesc. Só para se ter ideia, em junho de 2019, havia 125 ‘caixinhas’ somente na Administração Central. Ao fim da gestão passada, no início deste mês, eram 165 ‘caixinhas’ só na sede da empresa. A categoria espera que a nova Diretoria da Celesc reveja se realmente são necessários tantos gerentes na companhia, pois se comenta nos corredores que algumas supervisões ficam boa parte de seu tempo ociosas.

• O Sinergia recebeu denúncia indicando que uma das empresas que presta serviços para a CEREJ não estaria recolhendo o FGTS de trabalhador. O sindicato fez contato com a direção da Cooperativa pedindo um retorno, se a denúncia procede ou não, e que seja feita uma fiscalização nas empresas que prestam serviços para a Cooperativa, se estas estariam cumprindo com todas as obrigações trabalhistas e previdenciárias de todos os seus empregados.

• Nesta semana iniciaram as negociações para o ACT 2023 dos empregados da empresa AXS, de energia solar. Os trabalhadores da empresa privada, com sede em Florianópolis, começaram a ser atendidos pelo Sinergia no ano passado. Na assembleia de construção de pauta, em dezembro de 2022, os empregados fizeram reivindicações para que tenham direitos mais condizentes com outras empresas do ramo de energia.

• As informações mais recentes que envolvem os direitos da categoria na Celesc podem ser acessadas também pelo PodCast da Intercel. A iniciativa surgiu durante as negociações do Acordo Coletivo de Trabalho 2022/2023 da Celesc, e já está na sua oitava edição. Para acessar o PodCast da Intercel, acesse o QRCode ao lado.

• Ontem (quarta-feira) aconteceu em Florianópolis um ato em memória pelos dois anos do rompimento da barragem da Casan na Lagoa da Conceição. A manifestação foi promovida pelo MAB – Movimento dos Atingidos por Barragens. Dirigentes do Sinergia se fizeram presentes no ato em solidariedade aos atingidos e atingidas.