Intersul realiza assembleias para deliberar sobre ACT-2022/2024

Mais uma Proposta mediada pelo TST será apreciada pelos trabalhadores

Na avaliação da Intersul, as sucessivas rejeições das propostas até então apresentadas pela Eletrobras com vistas ao Acordo Coletivo de Trabalho dos eletricitários, assim como muitas “idas e vindas” ao Tribunal Superior do Trabalho (TST) por parte do Coletivo Nacional dos Eletricitarios (CNE) em busca da mediação, foram a melhor estratégia que levou o Ministro do TST, Alexandre Agra Belmont, a construir junto à Eletrobras uma ultima proposta que se aprovada pelos trabalhadores vai por fim a um conflito que dura desde as greves ocorridas a partir de janeiro de 2022 e se estendeu até às negociações do ACT.

A mediação do ACT foi trazida ao bojo dos dissídios de greve pelo próprio Ministro do TST e a proposta deve ser apreciada pelas assembleias que estavam suspensas desde que as propostas anteriores para o ACT haviam sido rejeitadas. A proposta mediadora é a que foi peticionada dia 20/07/2022 e agora consta nos autos do Processo de Dissídio Coletivo de Greve. Caso aprovada, a proposta contempla as questões relacionadas às greves e os dias parados, bem como soluciona o impasse nas negociações do ACT.

A fim de que haja tempo para reabertura de todas as assembleias e a devida apreciação da proposta pelos trabalhadores, o ACT atual foi mais uma vez prorrogado, desta vez até o dia 31/07/2022. A prorrogação está condicionada a uma resposta pelos trabalhadores ao TST até o dia 28/07. O mesmo arranjo feito pelo TST prorrogou também os Acordos Específicos de cada empresa até o dia 24/08/2022, tempo que o TST julgou razoável para que se deem as negociações necessárias ao fechamento destes instrumentos coletivos específicos.

Os sindicatos da Intersul já iniciaram as assembleias em algumas bases, e o calendário de realização das mesmas vai até dia 27, para que seja possível notificar o TST do resultado dentro do prazo estabelecido. Os detalhes da proposta e as explicações sobre o impacto da aceitação ou rejeição serão debatidos com a habitual transparência nas assembleias. Convocamos os trabalhadores a participar deste importante momento, ficando atentos ao chamado do seu sindicato em suas respectivas bases.