Intercel planeja data-base da Celesc

Dirigentes sindicais fizeram avaliação e planejamento para ACT 2019/20

Nos dias 8, 9 e 10 de abril, dirigentes de todos os sindicatos da Intercel estiveram reunidos em Brusque para debater e planejar a campanha de data-base dos trabalhadores da Celesc. O planejamento da campanha é o primeiro passo no processo de negociação do Acordo Coletivo de Trabalho (ACT), que ocorre em setembro.

Os dirigentes sindicais debateram a conjuntura política e econômica, nacional e estadual, que impactarão a negociação deste ACT. Para compreender o momento atual do país, o educador Emilio Gennari traçou um apanhado geral da conjuntura nacional. A conjuntura Estadual foi apresentada pelo Diretor Técnico do Dieese, José Álvaro Cardoso.

Além de debater o que nos espera, foi feito um processo de avaliação da última negociação do Acordo Coletivo, focando no resultado da reunião e na organização dos sindicatos e da categoria na luta por seus direitos.

Após o planejamento, serão realizadas as assembleias regionais para retirada de sugestões de pauta de reivindicações para o ACT. Na sequência, será realizada a Caravana da Intercel, conversando com os celesquianos sobre os desafios do ACT e convidando para uma grande participação na Assembleia Estadual, onde a pauta de reivindicações é unificada.

A perspectiva geral é que este será um ano de muita luta em defesa da Celesc Pública e dos direitos dos trabalhadores.