Fique por dentro das novidades

Jornal Linha Viva agora está disponível no site www.linhaviva.org.br
Desde o início de fevereiro o jornal Linha Viva está disponível também na versão digital no site www.linhaviva.org.br . Para facilitar o acesso, na capa de cada edição do jornal será disponibilizado o QR-Code que remete ao site.

Sintrasem organiza plebiscito sobre terceirizações no serviço público em Florianópolis
O Sinergia participou na semana passada de uma reunião de construção do plebiscito popular em Florianópolis sobre as terceirizações nas áreas da saúde, assistência social e na Comcap. De acordo com o Sintrasem – sindicato que representa os/as trabalhadores/as da capital catarinense -, pela Lei Orgânica do município, esse plebiscito deveria ter sido organizado pela Prefeitura quando houve a mudança da Comcap de empresa de economia mista para autarquia, e também quando aprovada proposta de terceirização do serviço público de saúde e assistência social.
O plebiscito, previsto para ser realizado nos dias 22 a 28 de abril, pretende saber se a população é favorável ou não às terceirizações impostas pela gestão municipal nos últimos anos. No encontro de semana passada, foi unânime o entendimento de que as terceirizações favorecem a corrupção e são o primeiro passo para a privatização do serviço público, reduzindo qualidade e aumentos custos.

Florianópolis tem a cesta básica mais cara do país
O DIEESE (Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos) divulgou na primeira semana de fevereiro o valor da cesta básica em janeiro/2024 nas capitais. Florianópolis foi a capital onde o conjunto dos alimentos básicos apresentou o maior custo (R$ 800,31), seguida por São Paulo (R$ 793,39), Rio de Janeiro (R$ 791,77) e Porto Alegre (R$ 791,16). Até o mês de dezembro, a capital catarinense despontava como a terceira capital com cesta básica mais cara do país. A categoria sente o problema no bolso.

Intercel e Celesc debaterão política de viagens
A Intercel tem uma reunião agendada para hoje, dia 22, sobre a política de viagens na Celesc. Trabalhadores de todo o estado têm muitas reclamações sobre o assunto, conforme divulgado na edição passada do jornal Linha Viva.

Acordo Coletivo de Trabalhadores/as da AXS é assinado

O Sinergia assinou nessa terça-feira, dia 20, o Acordo Coletivo de Trabalho dos empregados e empregadas da AXS Energia, empresa com sede em Florianópolis. O Acordo será registrado ainda essa semana no Ministério do Trabalho e Emprego. Na ocasião da assinatura, o sindicato aproveitou para dialogar com os trabalhadores da AXS e falar da importância da filiação à entidade sindical para o fortalecimento das lutas da categoria.

Sinergia visita parlamentares na capital

O Sinergia todos os meses faz uma visita aos gabinetes na Assembleia Legislativa e Câmara de Florianópolis, para a entrega do jornal Linha Viva. A visita também serve para estreitar laços com o Parlamento e dialogar sobre as lutas e desafios da categoria eletricitária na Grande Florianópolis e no estado. Na imagem ao lado, a visita ao gabinete do vereador Afrânio Boppré, do PSOL da capital.