Feira Estadual da Reforma Agrária acontece em Florianópolis a partir de hoje (17)

Compartilhe este conteúdo

Alimentos saudáveis produzidos nos assentamentos e acampamentos da reforma agrária: é a Feira Estadual da Reforma Agrária chegando em Florianópolis, ajudando a construir a agroecologia. A realização é do Movimento dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais Sem Terra (MST), por meio da Cooperativa Central da Reforma Agrária (CCA/SC). A abertura acontece hoje, dia 17, a partir das 10 horas, e a programação segue até o sábado, 19 de março, na Escola Sul da CUT, localizada na Avenida Luiz Boiteux Piazza, 4810, em Ponta das Canas, na capital.

A Feira contará com alimentos in natura, processados e industrializados, além de artesanatos, tinturas e outros itens produzidos por famílias camponesas das diversas regiões de Santa Catarina. Também virão produtos da reforma agrária de outros estados, além da participação de outros movimentos sociais, organizações da agricultura familiar e da economia solidária.

A proposta central da feira é fomentar um espaço de diálogo entre campo e cidade. “No atual contexto de aumento da fome e alta no preço dos alimentos, a feira busca viabilizar o acesso a alimentos saudáveis a toda a população, apontando a urgência do projeto de Reforma Agrária Popular como instrumento de democratização do acesso à terra e de garantia de vida digna e de qualidade às famílias camponesas”, aponta Álvaro Santin, presidente da CCA/SC. Estarão em destaque também as lutas por políticas públicas para que a agricultura familiar e camponesa possa continuar produzindo alimentos para o povo do campo e da cidade.

Debates e solidariedade De hoje (quinta-feira) até sábado serão realizadas diversas atividades culturais e debates sobre a atual conjuntura. Entre os temas, está a luta contra o chamado “pacote do veneno”, que tramita no Congresso Nacional. A conferência principal, no sábado, tratará da temática “Agroecologia e alimentos saudáveis para toda a população”. Ainda no sábado, dia 19, será realizada pela organização da feira uma ação de solidariedade com doação de alimentos a comunidades do norte de Florianópolis.

Uma feira estadual é mais do que comercialização de produtos, é uma forma de ampliar o diálogo entre o campo e a cidade. É problematizar sobre que alimentos estamos consumindo, sobre o direito de toda a população ter acesso a comida de verdade, sem agrotóxicos e outras formas de violência. Confira a programação completa no quadro ao lado. Hoje a feira acontece das 10h às 20h; amanhã (sexta), será das 8h às 20h; no sábado, o evento acontecerá das 8h às 16h.

Print Friendly, PDF & Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *