Especial: 35 anos do jornal Linha Viva

Por Leonardo Contin da Costa, jornalista, dirigente do Sinergia e trabalhador da Celesc em Florianópolis

Em 02 de março de 2023 o jornal Linha Viva completará 35 anos de existência. É uma data importante a comemorar. Este é, hoje, um dos jornais sindicais há mais tempo em funcionamento no Brasil. O Linha Viva foi a realização de um sonho da categoria em pleno período de redemocratização e fim da censura. Era uma forma do Sinergia se comunicar com os trabalhadores, passar informes e, ainda, apresentar denúncias, reivindicações e a parte cultural, que sempre teve espaço nesta página 4 e foi incentivada, principalmente, pelo companheiro Dinovaldo Gilioli, o Dino.

Muitos colegas mais novos estranharão que citei apenas o Sinergia, sem citar os demais sindicatos da Intercel e da Intersul, que hoje ajudam a construir semanalmente o Linha Viva. Explico: nos primórdios, em 1988, quando os jornalistas Gastão Cassel e Rosângela Bion foram contratados para construir o jornal, o periódico circulava apenas na região da Grande Florianópolis, como um veículo de comunicação destinado aos empregados da Celesc e Eletrosul na Grande Florianópolis. Foi com o passar dos anos que ele se estadualizou e passou a circular (e trazer notícias) aos empregados de todo o estado e de outras empresas do ramo de energia elétrica.

Destes 35 anos de história, completei no mês passado um ano como jornalista responsável pelo Linha Viva. Antes de mim, foram responsáveis por contar as lutas da categoria outros grandes nomes. Cito apenas dois deles, que me antecederam: Paulo Horn, hoje Conselheiro Eleito pelos empregados da Celesc, e Marli Cristina Scomazzon, que tem larga trajetória no jornalismo no Sul do Brasil, na literatura e hoje ocupa uma cadeira na Academia Argentina das Ciências da Comunicação e no Instituto Histórico de Juanicó (Uruguai).

Outros grandes nome da comunicação foram responsáveis por escrever essa história. Ao longo de 2023, jornalistas que passaram pelo Linha Viva terão espaço na Tribuna Livre para contar causos, passagens marcantes e um pouco do que foi registrar a história de luta dos eletricitários nas páginas do Linha Viva.

O Linha Viva é da categoria: se você tem o dom da escrita, para criticar, denunciar, ou escrever crônicas ou poemas, este espaço também é seu. Não exite em fazer contato conosco e enviar seus textos ao nosso Conselho Editorial, através do e-mail sinergiajornal@gmail.com . Que o Linha Viva siga cumprindo sua missão de informar, questionar, denunciar, entreter e levar informação de qualidade e cultura à categoria dos eletricitários.

Que venham outros 35 anos em defesa da classe trabalhadora!

Capa da edição número 1 do jornal Linha Viva, de 02 de março de 1988