Especial: 35 anos do Jornal Linha Viva

Fazendo e registrando a História: Jornal Linha Viva contando a História da Classe Trabalhadora Eletricitária catarinense

Por Mário Jorge Maia, trabalhador aposentado da Celesc e Coordenador Geral do Sinergia

Comemorar os 35 anos do Jornal Linha Viva é reviver a história da classe trabalhadora eletricitária catarinense no seu dia a dia. Não existe no movimento sindical Brasileiro um jornal de periodicidade semanal com tanta longevidade. Nascido no Sinergia e depois assumido pelos sindicatos que compõem a Intercel e Intersul, é com
um imenso (mas trabalhoso) prazer que fazemos parte de sua construção. Buscar notícias, investigar denúncias, escrever e distribuir toda quinta-feira na base dialogando com a categoria é essencial para manter o sindicato próximo dos trabalhadores e das trabalhadoras. A história é um longo processo de passagem de bastão, por isso a importância de dar crédito para todas as histórias e saberes produzidos e passados. O Linha Viva se consolidou na categoria como um projeto bem-sucedido a serviço da informação e da comunicação com a base e outros atores.

A história de construção do Linha Viva passa por diversos profissionais do jornalismo, diretorias dos Sindicatos e estagiários(as) de jornalismo como Gastão Casel, Rosângela Bion de Assis, Alessandra Mathyas, Marli Cristina Scomazon, Rubens Lopes de Souza, Mirian Santini, Mylene Margarida, Janine Konescki, Paulo Horn e, agora, Leonardo Contin da Costa. Lembrando que dessa construção, vários estagiários e estagiárias passaram pela redação do jornal, e cabe salientar o processo educativo desse estágio curricular onde a liberdade de escrever e aprender é muito democrática. Dois deles merecem ser lembrados pelo belo trabalho de estágio realizado: Rafael Spricigo, que escreveu a trajetória dos 50 anos do Sinergia em 2011, e, a agora estagiária, Ana Júlia Gonçalves, que vem inovando a comunicação da Intercel, tendo lançado o Podcast da Intercel.

Uma edição é construída a várias mãos, com o envolvimento de todas e todos sem deixar de tratar de outros temas importantes e urgentes para a categoria, além, é logico, da página de cultura e temas de interesses da classe trabalhadora. Falar de como uma notícia se transformou num texto, uma fotografia capturou um momento importante, uma charge resume um contexto, como se produz um editorial, esses caminhos são muitos e precisam de muita sensibilidade, pois muitas vezes a discussão é conturbada e é o desafio da pauta de um jornal. Poder revisitar histórias de lutas, vitórias, conquistas dos trabalhadores eletricitários através do Linha Viva é magnífico, pois é lembrar de quem já passou por aqui e deixou um grande aprendizado.

O Linha Viva se consolidou nesses 35 anos como um importante Jornal da Classe Trabalhadora eletricitária graças à dedicação, competência e à paixão dos que se dedicam a divulgar a notícia.

GRATIDÃO, LINHA VIVA, POR EXISTIR!