Eletrobras: primeira reunião de negociação do ACT 2022/2024 – quase nada avançou

ACT 2022/2024 QUASE NADA AVANÇOU

Segunda rodada de negociação está prevista para acontecer hoje, 28 de abril

Na tarde de 12 de abril, o Coletivo Nacional dos Eletricitários (CNE) reuniu-se com os representantes da Eletrobras na sede da Eletronorte, em Brasília, para iniciar a primeira reunião de negociação do ACT deste ano. Os dirigentes sindicais do CNE usaram boa parte do tempo do encontro para cobrar o compromisso assumido pelo Diretor da Eletrobras (Luiz Augusto) no dia da entrega da pauta de reinvindicações, onde afirmou que abriria uma agenda de negociação dos dias de greve deste ano, mas que descumpriu o acordado, pois boa parte dos trabalhadores tiveram os dias descontados dos meses de janeiro e fevereiro em uma única vez.

Tem trabalhador que ficou literalmente sem salário. Os dirigentes do CNE manifestaram que não dá mais para negociar desta forma, onde o compromisso assumido em mesa não está sendo honrado. Após muita insistência por parte dos dirigentes sindicais, o Relações Trabalhistas da Eletrobras comprometeu-se a levar a solicitação para apreciação da Diretoria da Eletrobras.

Sobre a negociação para o próximo ACT, a ELETROBRAS classificou as cláusulas em: com possibilidade de renovação, em análise e não contrata. Quase a totalidade das cláusulas do acordo vigente, os representantes da ELETROBRAS responderam que tinha possibilidade de renovação ou em análise. Literalmente, ficaram em cima do muro e, além do compromisso que os dias descontados da greve deste ano seria tema na reunião da Diretoria da ELETROBRAS, nada mais avançou.

Enquanto os dirigentes do CNE estavam negociando na tarde do dia 12, a ELETROBRAS enviou comunicado aos trabalhadores informando que a empresa iria pagar a diferença da PLR de 2018 no dia 02/05/2022. Esta diferença trata-se de dividendos que foram retidos, mas pagos aos acionistas em 2021. O que a Eletrobras não comunicou, foi que este valor só está sendo pago aos trabalhadores depois de muita cobrança do CNE. Nesta reunião, a empresa deu resposta também sobre a cobrança do CNE de adiantar a parcela do décimo terceiro salário deste ano. Informaram que será pago na primeira quinzena do mês de maio/2022.

Hoje, dia 28, está prevista a segunda rodada de negociação do ACT. Esperamos que a Eletrobras venha para a mesa de negociação com compromisso de avançarmos na pauta de reinvindicações, pois nossa pauta é basicamente a renovação do ACT vigente.