Eletrobras: Assembleia unificada da Intersul aprova acordo da PLR 2022

Acordo fechado permite antecipação de parcela da PLR em maio de 2023

Os Sindicatos que compõem a Intersul realizaram assembleia unificada, na qual, seguindo orientação e encaminhamento do Coletivo Nacional dos Eletricitários (CNE), foi aprovado o fechamento de acordo relativo ao Termo de Pactuação da PLR 2022 com a Eletrobras.

Mais de 80% dos presentes na assembleia aprovaram a proposta. Em 19 de dezembro de 2022, também por orientação do CNE, as assembleias haviam rejeitado o fechamento do acordo, especialmente devido à forma de distribuição da PLR que, pela proposta da Eletrobras à época, seria de 20% linear e 80% proporcional aos salários.

A posição dos Sindicatos era de que a forma de distribuição fosse 50% linear e 50% proporcional. Desde então, ocorreram diversas reuniões no âmbito da Comissão Paritária e as partes tencionando para chegar mais próximas da sua posição inicial. O meio termo entre a posição da Eletrobras e a posição do CNE foi estabelecido em 35% linear e 65% proporcional aos salários.

Na avaliação do CNE, a proposta não é a ideal, mas é, de fato, o limite da negociação em mesa. O prolongamento do conflito e as possibilidades jurídicas foram considerados inoportunos e desfavoráveis no momento atual. Por esta razão, o encaminhamento dos sindicatos nas assembleias foi pela aprovação da proposta do Acordo de PLR 2022, na forma de distribuição 35% e 65%. Em comunicado aos trabalhadores, a Eletrobras informou que uma parcela da PLR 2022 pode ser adiantada em maio de 2023.