CGT Eletrosul: Intersul indica rejeição das propostas da Eletrobras

Proposta da Eletrobras não traz garantia alguma aos empregados

As entidades que compõem a Intersul estão realizando assembleias junto à categoria nesta semana. O indicativo dos sindicatos é pela rejeição das duas propostas da Eletrobras e aprovando uma contraproposta, na expectativa de reabrir as negociações e, com isso, chamar novamente a assembleia que está em aberto para a tomada de deliberações.

Os sindicatos aguardam uma melhoria na oferta que a Eletrobras fez, pois é preciso considerar que a proposta de dois anos é uma proposta que permite demissões imotivadas e irrestritras e isso é bastante preocupante, especialmente num cenário de incertezas políticas e crise grave no País. À medida que a proposta da empresa garante apenas 80% do quadro de referência, há o entendimento da Intersul que o quadro de referência se trata, na verdade, de postos de trabalho e não de empregos. Logo, esse acordo apresentado pela empresa não traz garantia alguma aos empregos existentes.

O Coletivo Nacional dos Eletricitários (CNE), na tentativa de reabrir a negociação e buscar a melhoria da proposta da Eletrobras, aposta em mais uma rodada de negociação. Para isso, o encaminhamento aprovado entre os sindicatos é rejeitar as duas propostas da Eletrobras e aprovar a contraproposta do CNE, que melhora a condição tanto do Plano de Demissão Consensual (PDC), quanto da questão das demissões imotivadas.

É importante ressaltar que esta proposta vem após a apresentação da última tentativa feita pelo Ministro do TST Agra Belmonte e juntada nos autos dos dissídios das empresas Eletrobras no dia 5 de julho.

Em que pese o esforço do Ministro Relator, o CNE entendeu que, mesmo com a obrigação de levar as propostas para a apreciação da categoria, permitiu-se também elaborar uma alternativa ao apresentadopela empresa, sendo esta opção a ser ratificada nas assembleias a serem realizadas nesta semana e, após a aprovação da alternativa dos trabalhadores, deverá ser entregue ao TST e à Eletrobras.