Só a luta resolve: Resposta da categoria aos retrocessos no ACT e na PLR será demonstrada nesta sexta-feira, nos portões da empresa

A quarta rodada de negociação foi ainda pior que as rodadas anteriores: negativas sucessivas de praticamente todas as cláusulas, desrespeitando os pedidos e os anseios da categoria. Em dado momento, a Intercel cobrou a presença do presidente da companhia, Cleicio Poleto Martins, à mesa, para tentar dar uma nova dinâmica aos debates, já que os diretores e gerentes presentes não têm margem alguma de negociação. O presidente, como habitual, não apareceu.

A empresa ignorou o pedido dos sindicatos para que colocasse na pauta do dia as cláusulas econômicas e para que toda a Pauta de Reivindicações fosse estressada ainda nessa rodada. Na sequência, a Intercel questionou quanto ao envio de informações tendenciosas sobre as negociações à imprensa.

Dentre as negativas e incoerências da Diretoria da Celesc, foi questionado o fato da empresa pagar um adicional de serviços relevantes a determinados trabalhadores e não conceder cláusulas como o adicional de espaço confinado, a gratificação de férias, gratificação de 25 anos, anuênio e home office.

Num ato desleal da empresa, enquanto a negociação ainda acontecia, foi enviado um comunicado aos trabalhadores, onde a Celesc determinava que somente na última rodada de negociação erão debatidas as cláusulas financeiras. O comunicado foi prontamente rebatido pela coordenação da Intercel. É evidente que a estratégia da diretoria é impossibilitar o debate, empurrando a categoria para um confronto.

A Intercel, preocupada com os rumos do ACT, procurou o Presidente da companhia ao fim do dia para reativar o processo negocial, porém, foi informada que o presidente já tinha se afastado da empresa, inclusive com viagem marcada para o dia seguinte, demonstrando total descaso com a importância da negociação.

A série de negativas da Celesc leva a categoria automaticamente para uma paralisação e uma inevitável greve. Os trabalhadores não aceitarão um Acordo rebaixado numa empresa que apresentou lucro recorde no ano anterior, ignorando quem são as pessoas responsáveis pelo bom desempenho da empresa.

Nesse ponto da negociação, já é possível afirmar que a Diretoria não tem pretensão alguma de chegar perto de reconhecer os esforços dos celesquianos e que pretende, de uma forma irresponsável, nos levar ao limite da tolerância.

Por fim, aparentemente, os representantes da Diretoria na negociação não possuem poder de decisão e não se importam nem um pouco em rifar a própria categoria e preservar seus interesses pessoais.

Na tentativa de intimidar os celesquianos, como de praxe, no início da noite desta quarta-feira, a empresa enviou um e-mail aos trabalhadores afirmando descontar o dia da paralisação. A resposta será à altura.

“Os trabalhadores não aceitarão um Acordo rebaixado numa empresa que apresentou lucro recorde no ano anteior, ignorando as pessoas responsáveis pelo bom
desempenho da empresa.

Cláusulas remanescentes de Outras Rodadas:

CLÁUSULA VIGÉSIMA OITAVA – CONCURSO PÚBLICO: Ok. Concede. Com nova redação.
CLÁUSULA TRIGÉSIMA SEGUNDA – VALE-TRANSPORTE: Não. Mantém redação do ACT atual.
CLÁUSULA QUADRAGÉSIMA SEGUNDA – HORÁRIO DE VERÃO LINHA VIVA: Ok. Concede.
Com nova redação.
CLÁUSULA QUINQUAGÉSIMA SEXTA – PROGRAMA VIDA VIVA: Não.
CLÁUSULA QUINQUAGÉSIMA SÉTIMA – QUADRO DE DOTAÇÃO: Não.
CLÁUSULA OITAVA – AUXÍLIO ENFERMIDADE: Retorna.

Pauta de 14/09/2022:

CLÁUSULA TRIGÉSIMA OITAVA – TURNOS DE REVEZAMENTO: Ok. Concede.
CLÁUSULA QUADRAGÉSIMA NONA – ADICIONAL DE ESPAÇO CONFINADO: Não.
CLÁUSULA QUADRAGÉSIMA OITAVA – INCENTIVO À PRÁTICA DE ATIVIDADE FÍSICA: Não.
CLÁUSULA QUINQUAGÉSIMA TERCEIRA – GRATIFICAÇÃO DE FÉRIAS: Não.
CLÁUSULA QUINQUAGÉSIMA QUARTA – GRATIFICAÇÃO 25 ANOS: Não.
CLÁUSULA QUINQUAGÉSIMA QUINTA – ANUÊNIO: Não.
CLÁUSULA QUINQUAGÉSIMA OITAVA – CONTRIBUIÇÃO NEGOCIAL: Não.
CLÁUSULA QUINQUAGÉSIMA NONA – HOME OFFICE: Não.
CLÁUSULA SEPTUAGÉSIMA SÉTIMA – SOBREAVISO: Não.
CLÁUSULA OCTOGÉSIMA – VALE-CULTURA: Não.
CLÁUSULA OCTOGÉSIMA PRIMEIRA – MULTA: Ok. Concede.
CLÁUSULA OCTOGÉSIMA SEGUNDA – DO REGISTRO: Ok. Concede.