Sinergia completa 61 anos de lutas e companheirismo!

Em 2022, o Sinergia está completando 61 anos. São seis décadas de luta na defesa dos direitos e interesses coletivos e individuais dos eletricitários e eletricitárias, sempre procurando estabelecer condições justas para toda a categoria. Desde a sua criação, em setembro de 1961, o Sindicato marca presença na política e cultura do estado por meio de projetos e ações, especialmente na capital catarinense.

Mesmo com o golpe civil/militar de 1964 colocando um freio na organização e nas batalhas coletivas dos trabalhadores (até porque os salários já não passavam mais por negociação, tudo era decidido arbitrariamente), os eletricitários seguiram organizados junto ao Sindicato, com o trabalho assistencial e o trabalho de base.

Articulando e pensando estratégias, que nas próximas décadas mudaram o caráter assistencialista e tornaram o Sinergia um Sindicato cidadão. Foi aqui que as sementes de lutas foram plantadas e passam a crescer e dar frutos à luta dos eletricitários. A década de 1980 foi marcada pela criação do Jornal Linha Viva, em março de 1988, e pela explosão de greves, que contaram com a participação dos eletricitários, como a greve geral de 1989.

Nos anos 90, se fortaleceram as ações culturais, a formação e a comunicação. Nasce o Concurso Literário de Contos e Poesia e do Projeto Meia Hora. Também houve muita luta e resistência ao desmonte das empresas públicas e ao processo de privatização do setor elétrico. Na década seguinte, o Sinergia continuou na sua luta, principalmente contra as privatizações.

Os anos 2010 foram repletos de momentos de truculência e mudanças políticas no país, e mesmo com o retorno projetos de privatizações e dos ataques às conquistas dos trabalhadores ao longo da história, o Sindicato seguiu firma na luta.

O Sinergia, ao completar 61 anos de existência, tem a certeza de continuar caminhando com os eletricitários e atuando em defesa da classe trabalhadora.

Viva o Sinergia! 61 anos de luta e companheirismo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.