Seminário debate setor elétrico e defende Eletrobras pública

Seminário debateu transição energética mundial

A Comissão de Legislação Participativa da Câmara dos Deputados discutiu na última terça-feira, dia 08, a situação do setor elétrico brasileiro no contexto da transição energética mundial. Participaram do debate os Deputados Leonardo Monteiro, Paulão, Pedro Uczai, Zé Carlos, Erika Kokay, além do Senador Jean-Paul Prates e representantes da Federação Nacional dos Urbanitários, do Coletivo Nacional dos Eletricitários e do Movimento dos Atingidos por Barragens.

Além de debater a matriz energética, o seminário foi um ato de defesa da Eletrobras contra a privatização. Segundo o Deputado federal Leonardo Vieira, um dos proponentes do debate, a Eletrobras “é responsável por 1/3 da energia gerada no País. Por isso a importância da estatal para expandir o sistema elétrico brasileiro, ao preservar a soberania brasileira, com tarifas baseadas em custo, garantindo a segurança energética, implementando políticas públicas e induzindo o desenvolvimento dos setores produtivos nacionais”.

A diretora do Coletivo Nacional de Eletricitários Fabíola Antezana lembrou que no Brasil, a maior parte da energia produzida é feita por água limpa que se choca com outros interesses que não do setor energético. Caso a Eletrobras seja privatizada será uma gestão voltada para a mercantilização.