Segue a expectativa pelo início das negociações do Acordo Coletivo de Trabalho na Celesc

Negociações do ACT deveriam ter iniciado na semana passada

A Intercel tem por hábito, todos os anos, fazer o planejamento da campanha database da Celesc entre os meses de abril e maio. O cronograma é seguido à risca, desde a data do planejamento até a data prevista para a greve (caso as expectativas da categoria sejam frustradas), passando pelas Assembleias Regionais e Estadual e pela confecção das cartilhas da Pré-Pauta e da Pauta Final.

Para 2023, assim como em 2022, as negociações estavam previstas para iniciar entre os dias 24 e 25 de agosto. Essa data foi afiançada entre Intercel e representantes da direção da Celesc (inclusive o presidente, Tarcísio Rosa), durante a entrega da Pauta de Reivindicações do Acordo Coletivo de Trabalho, na primeira semana de agosto, na Regional de Itajaí.

Ocorre que, em total desacordo comaquilo que havia sido combinado, a diretoria da empresa resolveu “inovar” este ano. Além de não cumprir a data de início das rodadas de negociação, adiando em uma semana o início das reuniões, ainda resolveu fazer uma cerimônia de abertura do Acordo Coletivo com um “café” (pasmem, um café!) junto aos sindicatos diferenciados, que não fazem parte da Intercel.

É sabido até pelo Papa que a Intercel não senta na mesa para negociar ou “tomar café” com os sindicatos diferenciados. A Intercel não se junta a sindicatos que não compreendem que a luta pela manutenção da CELESC PÚBLICA é fundamental para a garantia de empregos e direitos da categoria. Além disso, Sindicatos da Intercel e sindicatos diferenciados nunca tiveram uma pauta única.

A Intercel também estranhou o fato do convite para o tal “café” conter um item chamado “definição de premissas”. Ora, quem vai definir essas premissas, será a própria diretoria?! A Carta Circular – coisa inédita na história da Celesc sobre processo negocial – que convidava a Intercel, também informava que seriam “estabelecidas diretrizes” nessa reunião inaugural. A Intercel compreendeu o argumento não como uma “reunião inaugural”, mas um “pacto” que estabelecerá/direcionará todo o processo negocial, o que a entidade não admite.

Desse modo, ainda na reunião com o presidente sobre segurança, na semana passada, a Intercel pediu a Tarcísio o agendamento da primeira reunião de negociação impreterivelmente para esta sexta-feira, dia 1°. Os sindicatos esperam que a empresa apresente a agenda de negociações nessa data e não apareça com novas surpresas. A categoria precisa permanecer mobilizada e pronta para responder à altura, caso a empresa busque protelar o início do processo negocial.