Notas curtas
- Na quinta-feira, dia 26, tomou posse a nova Diretoria Executiva da Celos (imagem ao lado). Paulo Cesar da Silveira foi reempossado como Diretor de Seguridade e Leandro Nunes da Silva foi empossado Diretor Administrativo-Financeiro, substituindo Henri Machado Claudino. Ambos foram eleitos pela categoria no pleito em setembro de 2022. O mandato deles terá duração de quatro anos.

- A primeira vereadora titular negra da Câmara de Florianópolis foi empossada na sexta-feira, dia 27: Tânia Ramos (PSOL) é uma liderança comunitária da Coloninha, ativista dos direitos humanos e entusiasta do Carnaval de Florianópolis. Tânia havia assumido por 30 dias como vereadora suplente em 2021 e foi uma voz ativa em defesa da Eletrobras Pública naquele período. Ela assume a vaga do ex-vereador Marquito (PSOL), que foi empossado ontem como deputado estadual.

- Na Celesc, janeiro encerrou sem grandes avanços no Grupo de Trabalho da Isonomia (anuênio e gratificação diferenciada de férias a novos empregados). Representantes da empresa seguiam alegando até o fim do mês que não poderiam repassar certas informações aos sindicatos da Intercel e, nas projeções que apresentaram, desconsideravam saídas de empregados por aposentadoria, PDI ou outros motivos, o que modifica consideravelmente os impactos e os números apresentados pela empresa, na visão da Intercel. Uma nova reunião estava agendada para ontem (quarta-feira) entre Intercel e Celesc. Espera-se que, dessa vez, apresentem todos os números solicitados para que o GT possa se encaminhar para seu desfecho.

- Na última semana, o Coletivo Nacional dos Eletricitários participou de mais atividades junto ao governo federal. Entre elas, foi recebido por Renato Simões e Kelli Malfort, da Secretaria Geral da Presidência, para reunião de trabalho e encaminhamento de documentos visando construir a reestatizacao da Eletrobras. Outra agenda importante foi com Jozi Kaingang, Chefe de Gabinete do Ministério dos Povos Indígenas. Para Cecy Marimon, membro da Coordenação do CNE, “essas reuniões são importantes pois estamos levando para um maior número de ministérios e órgãos do governo federal elementos que comprovam a fraude do processo de privatização, as irregularidades e as consequências para o povo brasileiro. Eletrobras Pública é energia a serviço do povo. É luz para todos e conta de luz mais barata”.



