Maleta de ferramentas vazia na Celesc

Compartilhe este conteúdo

Empresa não fornece ferramentas para eletricistas, gerando riscos à segurança Celesc

Novos eletricistas contratados pela Celesc recebem a maleta de ferramentas de trabalho vazia – é esta a denúncia mais frequente que os sindicatos que compõem a Intercel vêm recebendo dos trabalhadores nos mais diversos pontos do estado. Por mais absurdo que possa parecer, as ferramentas de trabalho não estão presentes no material fornecido pela empresa para que os novos trabalhadores possam exercer seu labor diário.

Este fato contraria o treinamento que os eletricistas recebem assim que entram na empresa – no curso de Saúde e Segurança, há a recomendação de que os profissionais somente utilizem ferramentas homologadas pela Celesc em suas atividades profissionais. Ocorre que quando os eletricistas são encaminhados para as Agências Regionais, recebem a maleta de ferramentas praticamente vazia.

A falta de ferramentas é um problema que atinge a todos os trabalhadores, mesmo aqueles com mais tempo de casa. As reclamações que chegaram para a Intercel dão conta de eletricistas que tiveram que comprar, do seu próprio bolso, ferramentas para o labor diário. Outras, de que os trabalhadores tiveram que improvisar, inclusive com fita isolante, para “isolar” uma ferramenta – o que vai totalmente contra as normas de segurança. Há, ainda, casos de novos trabalhadores que pedem emprestado ferramentas para os trabalhadores mais antigos, issso quando eles têm.

Além disso, a Celesc exige das empreiteiras ferramental adequado, mas chega a entregar aos trabalhadores próprios, material inadequado, como a chave de fenda que não entra nos bornes dos medidores. Em todos estes casos, a Intercel indica aos trabalhadores que façam contato com o seu respectivo sindicato para que sejam orientados a exercer o direito de recusa. Afinal, se não há ferramenta segura para exercer o trabalho, não pode haver trabalho!

A Intercel cobrará da Direção da Celesc para que providencie o mais breve possível as ferramentas de trabalho necessárias e para que planeje, nas próximas contratações, para que os novos trabalhadores cheguem aos postos de trabalho com todas as ferramentas.

Print Friendly, PDF & Email

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *