Jornada Nacional de Lutas em Defesa da Reforma Agrária

Abril é o mês da Jornada Nacional de Lutas em Defesa da Reforma Agrária, organizada pelo MST em todo o país, reafirmando a centralidade da luta pela terra no Brasil. Com o lema: “Contra a fome e a escravidão: por terra, democracia e meio ambiente!”, a Jornada em 2023 pauta a partir das ações de denúncia, o enfrentamento ao agronegócio, que domina a lista suja do trabalho escravo e não produz alimentos para a mesa do povo brasileiro.

Demarcando o dia 17, marco em memória aos companheiros assassinados na luta pela terra há 27 anos, no massacre de Eldorado do Carajás, no Pará, quando 21 trabalhadores rurais foram mortos pela Polícia Militar – motivados por fazendeiros – enquanto protestavam por Reforma Agrária.

Pautando a Reforma Agrária Popular como alternativa urgente e necessária para a produção de alimentos saudáveis para a população no campo e na cidade, e para o emprego de trabalho cooperado e digno para trabalhadoras e trabalhadores rurais, a Jornada reafirma ainda a luta pela democratização do acesso à terra, no fortalecimento da democracia e enfrentamento às desigualdades sociais.

17 de abril de 1996, Eldorado do Carajás, Pará. Duas tropas da Polícia Militar do Pará descarregam revólveres, metralhadoras e fuzis contra 1.500 famílias de trabalhadores rurais Sem Terra que marchavam para Belém com o objetivo de reivindicar a desapropriação de terras para Reforma Agrária. O resultado da operação é o Massacre de Eldorados dos Carajás: 19 Sem Terra barbaramente assassinados no local e 2 morreram logo em seguida por conta dos ferimentos.

A melhor homenagem que se pode fazer a um/a lutador/a é seguir lutando. Por isso, a Via Campesina Internacional instituiu o 17 de abril como o Dia Internacional da Luta Camponesa. No Brasil, o decreto assinado pelo então presidente da República, FHC, tornou a data Dia Nacional de Luta pela Reforma Agrária. E para o MST, abril é mês da Jornada Nacional de Lutas por Reforma Agrária.

Em homenagem a todos/as os/as que tombaram na legítima luta pela terra nesses mais de 500 anos de concentração e espoliação, convidamos você para participar de nossa luta, que é também uma luta de toda a sociedade.

Com informações de MST Brasil: https://mst.org.br/especiais/jornada-nacional-de-lutas-em-defesa-da-reforma-agraria-2023/