Intersul entrega correspondência a CGTEletrosul

A Intersul entrega correspondência para a CGTEletrosul se colocado à disposição para debater os protocolos de retorno, as condições de trabalho remoto, em reunião emergencial para tratar destas e outras questões relativas à proteção dos trabalhadores, preferencialmente na segunda-feira dia 20/07/2020 ou na data de sua possibilidade, o mais breve possível. Desde já, mais uma vez disponibilizamos o uso da ferramenta para vídeo conferência da qual a Intersul detém a licença de uso.

Confira:

INTERSUL – CE 0034/2020

Joinville, 18 de julho de 2020.

Ilmo. Sr.
Jorge da Silva Mendes
Diretor de Administração
CGT Eletrosul
Florianópolis/SC

Ref.: Calamidade Pública – Decretadas novas medidas restritivas em Santa Catarina

Prezado Diretor

No dia de ontem, sexta feira (17/07), o Governo do Estado de Santa Catarina decretou novas medidas restritivas ao convívio social por meio do Decreto nº 724, o qual entra em vigor na segunda feira (20/07). O decreto alcança 111 dos 295 municípios catarinenses que de acordo com o Governo encontra-se em situação gravíssima por conta da pandemia de COVID-19 em face da velocidade de transmissão da doença e altas taxas de ocupação dos leitos de UTI disponíveis na rede hospitalar.

Os municípios são os abrangidos por 7 regiões do Estado, a saber: Carbonífera, Região de Laguna, Grande Florianópolis, Foz do Rio Itajaí, Médio Vale do Itajaí, Nordeste e Região de Xanxerê. Entre as medidas adotadas estão a suspensão do transporte coletivo urbano municipal e intermunicipal, a proibição de concentração e permanência de pessoas em espaços públicos de uso coletivo, como parques, praças e praias e o adiamento do retorno das aulas presenciais em toda a rede de ensino dentro do território catarinense.

Observamos que nos últimos dias dobrou o número de casos confirmados de COVID-19 entre os empregados da CGT Eletrosul (15 casos até 14/07 de acordo com comunicados da empresa), além de diversos casos identificados entre os trabalhadores terceirizados.

Temos recebido relatos de trabalhadores de que empregados que estiveram em contato com casos confirmados da COVID-19, entre empregados próprios ou terceirizados em localidades diversas da empresa, estão sendo escalados para a realização de trabalhos presenciais sem cumprir o período total de quarentena

Indicado pelas autoridades sanitárias e/ou sem passar pela testagem. Trabalhos nestas condições estariam previstos para ocorrer durante o atual fim de semana.

Em razão do exposto acima os sindicatos da Intersul, mais uma vez, alertam para o fato de que o retorno generalizado das atividades presenciais é absolutamente precipitado e inapropriado para o momento. A nosso ver, somente os serviços essenciais devem ser atendidos presencialmente, mantendo-se as demais atividades em atendimento por trabalho remoto.

Neste sentido, novamente nos colocamos a disposição da CGTEletrosul para debater os protocolos de retorno, as condições de trabalho remoto, em reunião emergencial para tratar destas e outras questões relativas à proteção dos trabalhadores, preferencialmente na segunda feira dia 20/07/2020 ou na data de sua possibilidade, o mais breve possível. Desde já, mais uma vez disponibilizamos o uso da ferramenta para vídeo conferencia da qual a Intersul detém a licença de uso.

Sem mais para o momento, permanecemos no aguardo de sua manifestação urgente.

Atenciosamente,

Wanderlei Lenartowicz