Intercel e Intersul fazem planejamentos para a próxima campanha data-base

Em encontros separados, intersindicais constroem planejamento para os próximos meses de lutas

Os Sindicatos que compõem a Intercel e a Intersul se reuniram nesta semana para debater e planejar separadamente as próximas campanhas data-base na Celesc e na CGT Eletrosul. O encontro da Intercel foi realizado na cidade de Criciúma e o da Intersul, em Barra Velha.

Os encontros tiveram início com palestrantes que fizeram diagnósticos dos cenários político, econômico e do setor elétrico local e nacional. A partir dessa análise de conjuntura e debates sobre os temas, foram construídas a agenda e as estratégias para as campanhas data-base 2023-2024.

Em Criciúma, a Intercel também debateu sobre assuntos pendentes, como o andamento dos Grupos de Trabalho na Celesc (Isonomia, Gratificação Ajustada e Plano de Cargos e Salários) e a necessidade de cobrança de avanços nas negociações da proposta alternativa de plano de saúde e da negociação da PLR 2023.

Também houve a troca da coordenação da Intercel. No sistema de rodízio (a cada ano, o/a dirigente de um Sindicato diferente atua na Coordenação), Cleber Borges da Silva (Sintresc) passou a coordenação para Marlon Antônio Gasparin (Stieel).

Ao término do encontro, a Intercel comunicará a direção da Celesc sobre a mudança da interlocução com os sindicatos.

Apesar da negativa da CGT Eletrosul em liberar os dirigentes sindicais alegando falta de ACT assinado, estiveram presentes no encontro da Intersul dirigentes sindicais dos estados do RS, SC, PR e MS. Neste encontro, também foram debatidas estratégias para o próximo período nas lutas relacionadas à campanha pela reestatização, a defesa das fundações e dos planos de saúde das empresas Eletrobras e também as questões organizacionais do funcionamento da Intersul.