Instituto Collaço Paulo e Fundação Hassis são espaços culturais de visitação gratuita em Florianópolis

Cultura acessível a todos os bolsos na capital catarinense

A menos de dois quilômetros de distância do SPSL e da sede da Agência Regional de Florianópolis da Celesc, nos bairros de Coqueiros e Itaguaçu, estão localizados dois espaços culturais com visitação gratuita na capital.

Uma delas é a Fundação Hassis, fundada em 2001, pouco depois da morte de Heidy de Assis Corrêa (Hassis), artista curitibano que radicou-se em Florianópolis ainda na infância, e que deu início à sua carreira artística em 1948, quando ilustrou o conto “Flores” e a capa do livro “Terra Fraca”. Hassis por muitos anos foi o responsável pela decoração do Carnaval em diversos salões da cidade, como o do Clube Doze. A Fundação, que está localizada na rua Luiz da Costa Freyesleben, 87, a poucos metros da praia de Itaguaçu – famosa pela lenda das bruxas que viraram pedras enormes -, era a residência do artista e abriga obras do próprio Hassis, exposições itinerantes e palestras, lançamentos de livros e oficinas diversas.

Você encontra mais informações sobre o espaço cultural no instagram @fundacaohassis .

Já o Instituto Collaço Paulo – Centro de Arte e Educação é mais recente, foi fundado em 2022, e está localizado na Rua Des. Pedro Silva, 2568, em Coqueiros. O propósito da instituição é promover a arte e a cultura com programas de cunho educativo e salvaguardar a Coleção Collaço Paulo, do casal Jeanine e Marcelo Collaço Paulo.

De acordo com o Instituto, “o acervo concentra-se na representatividade dos artistas brasileiros do século 19 e dos catarinenses do século 20, compreendendo trabalhos de distintos períodos históricos, diferentes escolas, movimentos e estilos”. São 100m2 de espaço para mostras, um ambiente receptivo e um núcleo para arte e educação: “para além da missão de tornar acessível um importante acervo artístico, a instituição preza por ações que estimulem a reflexão, a vivência e o conhecimento”. Você encontra mais informações sobre o espaço no instagram @institutocollacopaulo .

Ambos os espaços estão localizados a menos de 1km de distância e podem ser visitados de segunda a sábado. Há opção de visita guiada e, para as exposições das obras de arte, não há custo para a visitação.