Greve suspensa! Categoria aprova suspensão da greve na CGT Eletrosul por 30 dias para mediação no TST

Decisão foi tomada pela categoria em assembleias que aconteceram na terça-feira, dia 08 de fevereiro

A greve iniciada na CGT Eletrosul em 27/01/2022 foi suspensa por orientação do Coletivo Nacional dos Eletricitários (CNE), depois de reunião de mediação da greve ocorrida no dia 03/02/2022, solicitada pelos dirigentes sindicais do CNE ao Tribunal Superior do Trabalho (TST), uma vez que a intransigência da Eletrobras e suas subsidiárias estabeleceu o impasse. O encaminhamento para a suspensão da greve por 30 dias foi sugerido pelo Ministro do TST, para que as partes possam entrar em acordo.

Não havendo o acordo em negociações acompanhadas pelo TST, o Ministro se comprometeu em apresentar ele próprio uma proposta de conciliação ao final do prazo de 30 dias. Não sendo aceita a conciliação no prazo final, o TST faria o julgamento do dissídio coletivo de greve englobando inclusive todos os pontos de pauta que originaram a greve.

Esta sugestão do TST foi avaliada pelo CNE em reunião no último sábado, dia 05/02/2022 e a orientação para as entidades sindicais foi de que a conciliação pode trazer soluções para o impasse, especialmente em questões como o Plano de Saúde, a PLR e dias parados, entre outros pontos que fizeram parte da pauta de reinvindicações do movimento grevista.

ASSEMBLEIAS

Os sindicatos que compõem a Intersul realizaram as assembleias dentro do calendário proposto pelo CNE, e no dia 08/02/2022, todas as assembleias aprovaram a suspensão da greve, com retorno ao trabalho na quarta-feira, dia 09/02/2022. O mesmo cenário ocorreu na maioria das assembleias de todas as empresas subsidiárias da Eletrobras.

No decorrer desta semana, e de acordo com o resultado das assembleias, o CNE vai comunicar ao TST a decisão de suspender a greve e iniciar o processo de conciliação.

Na avaliação dos dirigentes sindicais do CNE e da Intersul, a greve foi vitoriosa, na medida que viabilizou uma solução para o impasse, e evidenciou a unidade e a força da categoria, que há muito tempo não realizava uma greve por tempo indeterminado, em meio a um cenário tão negativo, com forte onda de ataques aos direitos dos trabalhadores e ameaça constante de destruição das empresas e privatização.

Siga acompanhando os próximos passos da negociação pelo Linha Viva e Boletins da Intersul. Juntos somos mais fortes!