Gean Loureiro assina carta compromisso em defesa da Celesc pública

Gean foi o sexto candidato ao governo de SC a assinar a carta

Na quarta-feira da semana passada, dia 14, em Rio do Sul, o candidato a governador Gean Loureiro (União Brasil) assinou a carta compromisso em defesa da Celesc Pública. Estavam presentes no ato da assinatura o atual Representante dos Empregados no Conselho de Administração da empresa, Paulo Horn, o ex-Conselheiro, Leandro Nunes, e os dirigentes do Sintevi, João Batista de Liz, e do Sindinorte, Ingrid Voigt.

Loureiro, que foi eleito vereador, deputado e prefeito de Florianópolis para dois mandatos, afirmou que vê a Celesc como uma empresa “destinada a realizar políticas públicas que levem energia a todo o estado”. Ele também disse ter recebido críticas “sobre a falta de acesso da atual administração da empresa e da lógica mercantilista dos acionistas”, colocando-se como defensor de uma empresa que prime pelo atendimento à população catarinense e não uma empresa que apenas busque o aumentar o lucro para seus acionistas.

O Conselheiro e os dirigentes da Intercel presentes fizeram um breve relato da importância da manutenção da Celesc Pública, empresa indutora do desenvolvimento de Santa Catarina, e da necessidade da companhia ser gerida com foco no bom atendimento à sociedade, respeitando os seus trabalhadores e buscando um diálogo franco e direto com suas entidades de representação e com a sociedade.

Gean afirmou que não pensa em privatizar a empresa, mas deixou claro que a decisão depende da possibilidade de mudar o modo de trabalho apresentado pela atual administração, “introduzindo a lógica de priorizar o bom atendimento e não a satisfação dos acionistas”. O candidato também explicou que, se eleito, manterá portas abertas às representações dos celesquianos, buscando o diálogo para a construção de uma Celesc Pública eficiente e sustentável para levar energia de qualidade a toda a população catarinense.

Por fim, o candidato encaminhou uma correspondência à representação dos empregados no Conselho de Administração, afirmando que “a Celesc deve cumprir seu papel social, atendendo bem a sociedade catarinense, seus clientes domiciliados nas regiões urbanas e rurais, com investimento em redes trifásicas e subestações, como condição para a manutenção do seu caráter público”.

Gean foi o sexto candidato ao governo de Santa Catarina a assinar a carta compromisso, após Décio Lima (PT), Jorginho Mello (PL), Jorge Boeira (PDT), Esperidião Amin (PP) e Professor Alex Alano (PSTU).