Fortalecer a representação dos trabalhadores na Celos

Eleição para o Conselho Deliberativo da Fundação Celesc de Seguridade Social é importante para a defesa dos direitos dos participante e manutenção da Celesc Pública

Iniciou nesta segunda-feira, dia 23, a campanha para eleição de uma chapa para representar os participantes ativos e assistidos no Conselho Deliberativo (COD) da Celos. Para os sindicatos que compõem a Intercel, a participação de representantes eleitos pelos trabalhadores é ponto fundamental da defesa dos direitos conquistados ao longo dos anos e defesa da manutenção da Celesc Pública.

O Conselho Deliberativo é composto por membros indicados pela Diretoria da Celesc e por membros eleitos pelos trabalhadores. Considerando que temas importantes para os participantes e suas famílias, como o Plano de Saúde, o pagamento dos benefícios e a segurança do patrimônio passam pelo COD, é fundamental que a representação eleita defenda, de fato, os participantes.

Além disso, a manutenção da Celesc Pública também passa pela Fundação, uma vez que ela detém, aproximadamente, 8% das ações da Celesc e uma cadeira no Conselho de Administração da empresa. Diante de um cenário nacional que aponta ataques contra empresas públicas, trabalhadores e contra as próprias Fundações, é preciso fortalecer as representações que lutam em defesa da categoria.

Neste contexto, os sindicatos apoiam a chapa única inscrita no pleito, composta por Felipe Braga (Titular) e Lucir Tomaselli (Suplente), que concorrem à reeleição. Felipe e Lucir foram eleitos em 2017 e têm trabalhado pelo fortalecimento da Celos e na defesa dos direitos dos participantes.

Nas próximas semanas, os candidatos percorrerão o estado conversando com os participantes ativos e assistidos e apresentando as propostas para continuidade do trabalho coletivo na Celos e para a luta contra a privatização da Celesc. A eleição acontecerá no dia 22 de setembro e a votação será online, através do portal da Celos na internet.