Fique por dentro das novidades

Adoecimento mental na CGT Eletrosul

Cerca de 30% das pessoas que trabalham na empresa passam por algum tipo de sofrimento mental devido à pressão sofrida na pandemia e agravada pelo processo de privatização. Essa situação pode ser ainda mais grave, dado que muitas pessoas acabam não procurando ajuda. Os sindicatos da Intersul têm compromisso com a saúde das pessoas trabalhadoras e estão observando para tomar providências sobre essa questão.

Ataques da Eletrobras aos Centros de Operações Os Centros de Operações do sistema estão sob ataque pesado da Eletrobras. A “nova cultura” da empresa está desmontando a estrutura forte e eficiente, com a contratação de força de trabalho com remuneração reduzida e demissão das pessoas mais experientes. Esta atitude está degradando rapidamente a condição de operação do Sistema Elétrico Nacional.

Plano de Saúde Eletrobras

A Eletrobras apresentou, no âmbito da Comissão Paritária de Saúde, a sua proposta para o fornecimento do atendimento à saúde a partir do segundo semestre de 2024. Pelo desenho apresentado, os trabalhadores e trabalhadoras da ativa e seus dependentes passarão a ser cobertos por Planos de mercado, sendo que as fundações de autogestão passariam a atender apenas os trabalhadores aposentados e seus dependentes.

O CNE repudia essa iniciativa, especialmente por entender que causará inúmeros prejuízos, em virtude da conhecida ganância do mercado no que se refere à saúde. Sob a alegação de reduzir custos (a conhecida economia de palitos) a Eletrobras brinca com a vida e saúde das pessoas trabalhadoras. Experiências similares já demonstraram os riscos aos participantes, em curto e médio prazo. Como esta é uma cláusula do ACT, precisamos estar atentos e firmes na defesa de nossos direitos e de nossas famílias.

Previdência Eletrobras

A proposta de criação de uma nova fundação que irá incorporar as cinco fundações existentes visa sobretudo a exclusão dos trabalhadores e trabalhadoras na gestão de suas economias, construídas ao longo da vida. Mais uma vez, sob a falsa premissa de redução de custos, o que se observa é a mão do mercado querendo se apossar dos quase 50 bilhões das pessoas ativas e aposentadas e do patrimônio das Fundações.

Solidariedade aos servidores de Florianópolis e da Comcap

Os sindicatos da Intercel e da Intersul se solidarizam com servidores do município de Florianópolis e trabalhadores da Comcap que estão em greve desde o início da semana passada. A categoria vem sofrendo uma série de ataques e uma campanha de difamação e criminalização do movimento, sem precedentes. É preciso lembrar que uma das lutas da categoria, o fim das terceirizações, tem relação direta com uma investigação em curso: a polícia investiga se ex-secretários do município, nomeados pelo prefeito Topázio Neto, teriam participado de suposto esquema de corrupção com empresas terceirizadas de lixo. A categoria eletricitária conhece bem as consequências das terceirizações: além de favorecer a corrupção – já que políticos podem empregar seus apadrinhados sem necessidade de concurso público -, a quantidade de acidentes e falta de treinamentos são muito maiores que com trabalhadores próprios.