Engie: Intersul inicia negociações da PLR 2023

Representantes dos Sindicatos da Intersul se reúnem com direção da Engie

Em reunião realizada em 3 de maio, a Engie apresentou os resultados da PLR 2022 e a Intersul reapresentou suas propostas para melhorar o Acordo de PLR, no que se refere à forma de distribuição, elegibilidade e troca de informações.

As propostas da Intersul para melhorar o Acordo de PLR consideram as avaliações recebidas dos empregados nos últimos quatro anos; neste período, os trabalhadores sistematicamente manifestaram contrariedades com o atual modelo de PLR, o que culminou com a rejeição nas assembleias no ano passado por 2/3 dos participantes. Seguem as propostas apresentadas pela Intersul na reunião:

Adiantamento: A Intersul propõe reajustar o valor para R$ 2.700,00 e limitar o desconto em 25% da remuneração. O limite tem como objetivo elevar o valor pago para os empregados com salários mais baixos.

Ajuste do POOL: O Ajuste tem causado descontentamento generalizado entre os empregados, e pelo terceiro ano consecutivo, supera a casa dos 13%, causando um sentimento de perda. A Intersul apresenta duas propostas, com objetivo de fazer uma distribuição mais justa da PLR:

1- Na primeira opção, os valores utilizados para “premiar os melhores desempenhos” seriam aqueles deixados de serem pagos pelo não atingimento das metas dos menores desempenhos. Neste formato, não haveria necessidade de “AJUSTE DO POOL” e todos receberiam no mínimo a meta atingida. Na atual forma de distribuição, todos sofrem descontos em relação à meta atingida. Em relação a PLR 2022, paga em 28 de abril, os menores valores pagos em números de remunerações ficaram entre 2,23 e 2,51 e os maiores chegaram a 4,18 remunerações. Este ajuste atende os interesses dos empregados e traz um sentimento de distribuição mais justa.

2- A segunda opção apresentada pela Intersul é a redução do percentual dos alavancadores que, no atual Acordo, iniciam em 50% e chegam a 150% do atingimento das metas. Com a redução proposta pela Intersul, ficariam limitados entre 75 e 125, e reduziriam a necessidade de ajuste do POOL. As duas propostas apresentadas pela Intersul não são excludentes e, com certeza, tornariam mais justa a distribuição da PLR.

Elegibilidade: A proposta da Intersul é tratar todos os empregados da mesma forma, incluindo todos no programa, assim como está previsto no Acordo Quadro Mundial. Na proposta inicial do novo modelo de PLR em 2019, a empresa excluía todos os empregados que não estivessem em atividade na empresa, com uma lógica utilitarista de que empregados afastados por auxilio doença, acidente de trabalho, licença maternidade, licença paternidade e cedidos para o Sindicato não contribuíam para o resultado da empresa.

Essa posição utilitarista contrária aos compromissos tão enaltecidos pela empresa com o amparo e o respeito aos empregados enquanto seres humanos, foi superada quando a empresa aceitou incluir os empregados afastados por acidente do trabalho, licença paternidade e licença maternidade, no entanto, a empresa insiste em excluir do pagamento integral no programa os empregados afastados por doença e cedidos para o Sindicato. Essa lógica utilitarista passa a desagradável mensagem aos empregados de que somos considerados importantes enquanto estamos efetivamente no trabalho, porém, quando precisamos nos afastar para um tratamento de saúde, não somos mais importantes e ficaremos desamparados.

Troca de Informações: A troca de informações em relação ao Programa de PLR está aquém das necessidades para acompanhamento do cumprimento do acordado e dificulta uma avaliação mais precisa e consistente sobre os resultados do Acordo de PLR. Entre as questões que precisamos destacar, encontra-se a Versão Orçamentária V1, o resultado das metas das UOs e o expurgos previstos no programa. A troca de informações, além de ser um direito dos empregados, é um dever dos dirigentes sindicais de acompanhar o cumprimento do acordo e está previsto na legislação da PLR.

Pesquisa sobre a PLR 2022: A Intersul promoverá nos próximos dias uma pesquisa para obter informações e a opinião dos empregados em relação aos resultados e acordode PLR. A contribuição de trabalhadoras e trabalhadores da Engie é muito importante e vai orientar as intervenções dos dirigentes sindicais da Intersul nas negociações da PLR 2023 que os Sindicatos estão realizando.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.