Eleição Celos: o valor do voto

Ampla participação na eleição para o Conselho Deliberativo da Celos demonstra união da categoria em defesa de seus direitos

A percorrida de campanha da chapa apoiada pela Intercel para o Conselho Deliberativo da Celos entrou em sua segunda semana. Ao lado do Representante dos Empregados no Conselho de Administração, Leandro Nunes, o candidato a titular na chapa, Felipe Braga está debatendo com os celesquianos as propostas e compromissos para a continuidade da defesa dos direitos dos trabalhadores e da Celesc Pública.

Entretanto, em uma eleição de chapa única, muitos trabalhadores tendem a dar pouca importância ao pleito. A verdade é que é fundamental a ampla participação da categoria, votando e dando respaldo aos conselheiros. A manifestação de voto é, exatamente, o suporte para que as representações eleitas mantenham um trabalho combativo.

A composição do Conselho Deliberativo é paritária: enquanto a Diretoria da Celesc indica 3 membros (dentre eles o presidente), os trabalhadores elegem 3 representações. Esta correlação de forças é muito importante para impedir que alterações nos planos previdenciário e plano de saúde sejam feitas unilateralmente, prejudicando os participantes ativos e assistidos.

Mais do que a capacidade de argumentar e a disposição de luta, a força da representação está na capacidade de mobilização dos trabalhadores em defesa de seus direitos. E a eleição é a primeira demonstração de que os participantes estão atentos. Com uma categoria mobilizada e participando ativamente da eleição, os participantes da Celos dão o recado de que seus direitos não podem ser atacados.

Para os sindicatos da Intercel, a eleição para o Conselho Deliberativo da Celos tem impacto direto sobre os benefícios dos trabalhadores da ativa, aposentados, pensionistas e toda a família celesquiana. A campanha acontece até o dia 21 de setembro, e a chapa apoiada pela Intercel continuará percorrendo os locais de trabalho, apresentando aos trabalhadores as propostas e debatendo com a categoria um trabalho coletivo de fortalecimento da Celos.