Diretoria da Celesc apresenta novo plano de saúde e retrocessos na PLR

Nesta sexta-feira, dia 14, os Sindicatos da Intercel e representantes da Diretoria da Celesc se reuniram para negociar as propostas de Participação dos Lucros e Resultados (PLR) 2023 e do novo de Plano de Saúde para a categoria. A reunião foi aberta pelo presidente da companhia, Tarcísio Rosa, que afirmou ser do interesse da Diretoria da empresa a construção de propostas boas tanto para os empregados quanto para a empresa. O Presidente apresentou o novo diretor de Planejamento, Lino Henrique Pedroni Júnior, que participou das negociações ao lado da diretora de Gestão Corporativa, Pilar Sabino da Silva.

O primeiro ponto debatido foi a criação de um novo Plano de Saúde para celesquianos e celesquianas. Logo no início, os Diretores afirmaram que, para a Diretoria, a questão não é financeira, mas sim uma necessidade de todos os trabalhadores. Na prática, a estrutura do novo Plano apresentada pela empresa é praticamente idêntica àquela oferecida no ano passado pela gestão anterior, com internação em apartamento coletivo em vez de apartamento simples e sem reembolso de farmácia. A novidade é que o Plano seria apenas médico, não tendo cobertura odontológica, que poderia ser contratada à parte pelos trabalhadores.

A Diretoria apresentou uma alteração na forma de custeio do Plano, com a empresa assumindo 55% do custo e o trabalhador arcando com 45% (no Plano atual tanto a Celesc quanto os participantes pagam 50%). Neste contexto, o novo Plano de Saúde teria uma redução de custo de 35,2%, comparado ao Plano atual. Os Sindicatos da Intercel afirmaram que, não havendo amarras financeiras, conforme dito pela Diretoria em mesa de negociação, é preciso ainda avançar no subsídio aos trabalhadores.

Considerando que o Plano já apresenta uma redução de custos para a empresa, dado a cobertura reduzida de internações, odonto e farmácia, a Celesc deve assumir percentual mais elevado no custeio do Plano, fazendo com que a parte do trabalhador seja verdadeiramente mais acessível, possibilitando o ingresso no Plano dos empregados que hoje estão descobertos da assistência à saúde, bem como as migrações daqueles que encontram dificuldades de arcar com os custos do atual Plano.

Enquanto a negociação da criação do novo Plano de Saúde foi produtiva, a proposta apresentada pela Celesc para a Participação nos Lucros e Resultados 2023 foi um grande retrocesso nos direitos dos trabalhadores. Enquanto a categoria tem uma luta histórica pela distribuição mais justa e igualitária da PLR, a Diretoria vai na contramão dos anseios dos trabalhadores, atacando a linearidade e propondo a redução da distribuição linear da parcela base, hoje em 60%, para 50%. Da mesma forma, a Diretoria propõe a alteração da parcela lucro para que a mesma não seja distribuída igualitariamente entre todos os empregados, mas sim de forma 100% proporcional ao salário.

A Intercel reafirmou à Diretoria que a PLR deve ser paga de forma linear à categoria, uma vez que todos os trabalhadores são fundamentais na produção do lucro e no alcance dos resultados. Além disso, reduzir a linearidade é penalizar justamente os empregados que hoje possuem os menores salários na empresa. Nesse contexto, a proposta da empresa ofende justamente aqueles e aquelas que hoje estão na linha de frente recuperando o sistema, debaixo de chuva, frio e enfrentando todas as intempéries após a passagem do ciclone por Santa Catarina e atendendo os consumidores nas lojas de atendimento por todo o estado, diante do caos gerado pela terceirizada de leitura e entrega simultânea de faturas de energia elétrica. Os dirigentes sindicais reafirmaram a necessidade de valorização dos celesquianos e o respeito aos direitos históricos da categoria, não aceitando retrocessos.

Após o debate, ficou acordada a realização de nova rodada de negociação no dia 26, onde Diretoria da empresa deverá apresentar avanços tanto no novo Plano de Saúde quanto na PLR 2023, além de formalizar uma proposta oficial para avaliação dos celesquianos. A meta da Intercel é levar as duas propostas para apreciação da categoria já na Assembleia Estadual do dia 29 de julho, a ser realizada em Pomerode, no Vale do Itajaí. Desta forma, é fundamental a participação de toda a categoria na Assembleia para ouvir, debater e votar as propostas de PLR 2023 e Plano de Saúde, além de discutir e unificar a pauta de reivindicações para o Acordo Coletivo de Trabalho 2023. Os Sindicatos da Intercel já estão coletando as inscrições para a participação na Assembleia Estadual e disponibilizarão meios de transporte partindo de todas as Regionais do estado para a Assembleia do dia 29. Procure o seu Sindicato, se inscreva e participe.

A proposta da empresa ofende justamente aqueles e aquelas que hoje estão na linha de frente recuperando o sistema, debaixo de chuva, frio e enfrentando todas as intempéries após a passagem do ciclone por Santa Catarina.