Debate sobre assédio sexual: Casos de assédio e importunação sexual repercutem em todo o Brasil

Casos acontecidos em reality show são apenas o reflexo da sociedade que vivemos

A capa da edição 1572 do Linha Viva (Assédio Sexual) movimentou a categoria na semana passada. Durante a entrega do jornal, muitas trabalhadoras (e até trabalhadores) questionaram os Sindicatos se determinadas posturas, falas e gestos poderiam ser configurados como assédio ou importunação sexual. Prova de que o assunto precisa ser discutido de forma mais aberta e frequente no ambiente de trabalho. E não só no ambiente de trabalho.

O tema tem gerado debates em toda a sociedade. Casos recentes de assédio e importunação sexual ganharam a mídia nos últimos dias: em reality shows, em processos e demissões de artistas e esportistas famosos. O tema foi dos mais comentados do País na última semana no Twitter.

É importante frisar que, quando os Sindicatos indicam a necessidade do debate, com base em reiterados pedidos da categoria, os Sindicatos não se colocam como terceiros que apontam o dedo, de fora. O meio sindical está inserido na sociedade e, como tal, também é um meio machista, mas que não pode fechar os olhos para situações de assédio. No momento em que demonstra boa vontade de levantar o debate no ambiente de trabalho, deveria ser atendido e não silenciado.

Em tempo: no dia 10 de março, dirigentes e representantes sindicais participaram de uma boa iniciativa, organizada pela presidente da nova gestão da CIPA AC, que também abordou esse tema. Durante mais de uma hora, foi realizada uma conversa sobre assédio sexual no Café das Cipeiras. Apesar da ampla participação de empregados, observou-se a ausência de Diretores e gestores de áreas que deveriam estar mais atentas ao assunto, uma vez que a legislação obriga as CIPAs a incluírem em seu escopo a prevenção e combate ao assédio e outras formas de violência no ambiente de trabalho.