Celesc convoca empregados para trabalho presencial

Fim do home office causa preocupação com segurança sanitária na empresa

A Celesc, que trabalha no regramento para home office há um ano e meio, informou que todos os empregados que ainda trabalham nessa modalidade devem retornar ao trabalho presencial até o dia 16 de novembro. Local com maior circulação de pessoas, a Administração Central, é um desafio para a manutenção da segurança sanitária de suas instalações, uma vez que o restaurante e a lanchonete, além dos banheiros e algumas salas de trabalho ainda oferecem risco de contaminação.

Atualmente, o cenário é preocupante: muitos trabalhadores permanecem sem máscara e com as janelas fechadas em ambiente coletivo de trabalho. O Sinergia vem recebendo reclamações constantes de empregados da Central e da Agência Regional de Florianópolis preocupados em permanecer no mesmo ambiente com pessoas não vacinadas ou que se negam a utilizar máscaras.

Mas o mais estranho é que, embora a Divisão de Saúde e Segurança (DVSS) tenha afirmado que distribui máscaras, trabalhadores relataram não receber o equipamento de proteção, principalmente os empregados administrativos. Foi relatada, também, a constante falta de álcool gel nos corredores da Central.

Para os sindicatos da Intercel, a distribuição das máscaras é de responsabilidade da empresa e a administração não deveria esperar a solicitação do empregado para fornecer. Além disso, a empresa precisa distribuir o número suficiente para o uso de cada empregado ao longo da semana durante todo o período da pandemia.

Para a Intercel, a retomada dos trabalhos presenciais deve acontecer com a devida disponibilização de equipamentos de proteção e insumos que garantam a segurança sanitária e o combate ao COVID-19. Enquanto a empresa convoca os trabalhadores para o retorno ao trabalho presencial, a expectativa é pelas regras para adoção do home office. Pauta do último ACT, a cláusula foi negada pela empresa que afirmou estar terminando uma normativa própria, assumindo o compromisso de disponibilizar o regramen