Celesc: ACT 2021/22 é aprovado com grandes avanços

Bandeiras de luta foram conquistadas por uma categoria disposta à lutar

Após várias rodadas de negociação e uma forte paralisação da categoria, as bandeiras de luta do Acordo Coletivo de Trabalho 2021/22 foram conquistadas pelos trabalhadores, que aprovaram, no último dia 16, a contraproposta da Diretoria da Celesc.

Além de conquista uma reposição inflacionária e reajuste acima da inflação em diversas cláusulas econômicas, a categoria conquistou a redução do período de estágio probatório de 1 ano para 6 meses, dando tranquilidade aos empregados e impedindo que a avaliação seja utilizada para pressões e assédios aos celesquianos.

Além disso, a categoria, que paralisou as atividades em defesa das representações e da organização dos trabalhadores através dos sindicatos da Intercel, conquistou mais uma vaga de dirigente sindical liberado, fortalecendo a luta contra a privatização e contra ataques aos direitos dos trabalhadores.

A avaliação da categoria, após o término das negociações, é de que o ACT 2021/22 trouxe grandes avanços, refletindo as reivindicações da categoria por reconhecimento e dando condições para que os trabalhadores mantenham a organização e mobilização em defesa da Celesc Pública.

A proposta foi aprovada por ampla maioria em todas as assembleias realizadas pelos sindicatos que da Intercel e será assinada no próximo dia 28.