Carnaval com Serenatas Literárias em Florianópolis

Na semana de Carnaval, quatro comunidades do Sul da Ilha receberão o projeto “Serenatas Literárias”, uma iniciativa da Cia Mafagafos, em parceria com a Biblioteca Livre do Campeche. As Serenatas Literárias são cortejos brincantes que passam pelas ruas dos bairros levando música e poesia para as pessoas em suas casas, nos portões e janelas.

As atividades são voltadas para todas as idades e contemplam contação de histórias para crianças e famílias, mediação de leitura e cadastro de leitores, em um ponto fixo em cada bairro, onde fica estacionada a Kombi do projeto. Na segunda parte do evento, o grupo de 11 seresteiros segue em cortejo pelas ruas, passando em frente às casas das famílias, interpretando cantigas populares e oferecendo quadras, poemas e histórias.

Os moradores são convidados a participar das atividades e acompanharem o cortejo. O evento inicia às 18h e segue até as 21h.

Este projeto é inspirado nos cortejos populares como a Bandeira do Divino e Terno de Reis, e nas serestas tradicionais. Em 2021 o projeto teve sua primeira edição e acontecem em parceria com a Biblioteca Livre do Campeche e a Biblioteca Municipal de Palhoça, realizando formação de mediadores de leitura e oito saídas da Seresta em bairros dos dois municípios.

Trata-se de um projeto de leitura, num formato de Biblioteca Itinerante. Além da promoção da leitura, busca promover encontros, levando poesia, música, histórias como uma forma de atenção e abraço, envolvendo as pessoas na hospitalidade da literatura. A primeira edição foi realizada através do patrocínio do Edital Elisabete Anderle, da Fundação Catarinense de Cultura. Agora, em 2022, é patrocinada pelo Edital Aldir Blanc SC 2001, também através da FCC, com recursos públicos.

Biblioteca Livre do Campeche é uma iniciativa comunitária que atua desde 2007 no bairro Campeche. Além dos serviços de Biblioteca, a Bilica desenvolve uma série de ações culturais e de apoio educacional para toda a comunidade. A entidade é mantida principalmente pela contribuição de associados e pelo trabalho voluntário de moradores.

MAFAGAFOS (Aline Maciel e Sig Schaitel) é uma companhia de criação e pesquisa com foco na cultura da infância. Realiza atividades culturais, formação e consultoria, além de projetos especiais na área de literatura infantil, livro e leitura. Atuando desde 2012, com sede em Florianópolis, apresenta espetáculos e realiza atividades em eventos literários e acadêmicos, espaços e projetos culturais em diversas cidades do país. Também cria e publica livros e jogos literários.