#BORAGANHARESSEJOGO

Sindicato dos bancários realiza campanha salarial de 2022

Foto: Sintrafi e Fetrafi

Em tempos de crise, é ainda mais urgente que os bancos cumpram seu papel social! Muitos não devem saber, mas é sempre bom esclarecer que um dos papéis dos bancos é financiar o desenvolvimento econômico e social promovendo a inclusão.

Isso porque eles são concessões públicas. Mas o que isso significa? Que toda a captação de recursos que eles fazem na sociedade deve ser reinvestida no Estado como contrapartida para induzir o crescimento econômico e social, gerando emprego e renda e colaborando para que a desigualdade social diminua através de uma melhor distribuição de renda.

No entanto, no nosso país acontece exatamente o contrário. Com seus lucros gigantescos, os bancos que atuam no Brasil servem ao capital em detrimento do esenvolvimento da sociedade. E o que é ainda pior, retiram recursos do Estado e da sociedade para concentrar renda aos que já estão no topo da pirâmide social. Ou seja, caso sigam operando dessa maneira, os ricos seguirão cada vez mais ricos enquanto os pobres permanecerão sempre na mesma linha de pobreza.

É preciso pressionar as instituições financeiras para que voltem a oferecer crédito à população mais vulnerável com baixas taxas de juros para fomentar o desenvolvimento econômico através de financiamentos do investimento. Principalmente em momentos de crise econômica como a que o Brasil vem enfrentando, é essa a opção mais acertada para ajudar o país a superar este momento difícil.

Para comprovar a eficácia dessa medida, não é preciso ir muito longe. Em 2003, os bancos públicos brasileiros passaram por algumas mudanças assumindo um novo papel no sistema financeiro nacional e isso ocorreu justamente com a ampliação da oferta de financiamento, o que gerou aquecimento na economia.

Vale ressaltar também que, na época mais grave da pandemia, em que a maioria da população precisava de crédito, os banco só emprestavam para grandes empresas. Não é por acaso que muitos estabelecimentos fecharam nessa época e o motivo é justamente esse. É por isso, também, que eles ganham em todos os momentos, tanto de crise quanto de crescimento, com inflação ou sem inflação, porque eles não arriscam, apenas emprestam dinheiro para os grandes empresários.

Os bancos devem oferecer crédito com taxas de juros mais baratas e de forma mais pulverizada para todos terem acesso. Portanto, o que a categoria bancária busca nessa campanha salarial de 2022 são essas mudanças para que o Brasil volte a retomar seu crescimento diminuindo a desigualdade social que é uma das maiores do mundo.

Publicação original: Sindicato dos Trabalhadores do Ramo Financeiro de Florianópolis (Sintrafi) e Região e Federação dos Trabalhadores em Instituições Financeiras de Santa Catarina (Fetrafi)