Avaliação e gestão de desempenho devem ser debatidas com sindicatos da Intercel

ACT 2019/20 determina que avaliações de desempenho devem ser negociadas com a Intercel

Recentemente, a Diretoria da Celesc comunicou aos trabalhadores uma nova ferramenta para avaliar o desempenho individual dos empregados. Chamada de “gestão de desempenho”, a ferramenta prevê a definição de metas por empregados e constantes avaliações, com prazo até o dia 31 deste mês para inclusão de informações.

Para os sindicatos da Intercel, a ferramenta é uma modificação na avaliação de desempenho existente na empresa, o que obriga o debate e deliberação com os sindicatos em CRH, sob pena de descumprimento do Acordo Coletivo de Trabalho. Apesar de informar que a ferramenta não tem ligação com o Plano de Cargos e Salários (PCS), a implementação de metas que impactam sobre o dia a dia dos trabalhadores deve ser debatida com suas entidades representativas, reforçando a ideia de construção coletiva para que as informações e cobranças reflitam melhorias no trabalho e não virem armas para pressionar ou assediar os trabalhadores.

Os sindicatos da Intercel convocarão ainda esta semana, conforme prazo definido no ACT vigente, um reunião da CRH para debater com a empresa a nova ferramenta. Até lá, orientamos os trabalhadores a aguardarem, esperando para incluir as informações no sistema após o debate, conforme orientação dos sindicatos.