Associados aos sindicatos da Intersul não pagarão cota negocial

Compartilhe este conteúdo

Trabalhadores sindicalizados são dispensados de apresentar carta de oposição

Cota Negocial foi introduzida no ACT 2019 pelo Ministro Vice-Presidente do TST, por ocasião do Processo de Mediação Pré-Processual, através da cláusula 42, aprovada nas assembleias e que estabeleceu a contribuição assistencial a ser descontada tanto dos associados como dos não associados às entidades sindicais signatárias do acordo coletivo.

A clausula também prevê o direito de todos que desejarem se opor ao desconto mediante formalização ao sindicato respectivo. As assembleias dos sindicatos que compõem a Intersul deliberaram pela oposição automática de todos os associados aos sindicatos, restando somente aos não associados se manifestarem entregando suas cartas de oposição, caso desejarem se opor ao desconto.

A deliberação decorre do entendimento de que os associados já contribuem regularmente com as mensalidades sindicais e o objetivo das contribuições assistenciais por ocasião da negociação é arrecadar a contribuição de não associados que igualmente são beneficiados pelo processo negocial e pelos acordos coletivos sem colaborar financeiramente com a manutenção e o fortalecimento das entidades que fazem a luta coletiva.

Por esta razão, a Intersul, cumprindo determinação das assembleias, encaminhará para a Eletrosul a lista de oposições ao desconto da cota negocial de seus representados acrescida da lista de todos os associados às entidades que compõem a Intersul.

A Intersul agradece aos trabalhadores sindicalizados pela confiança e a disposição de manter suas entidades representativas bem como agradece a colaboração dos seus representados não filiados que se abstiveram de apresentar carta de oposição ao desconto. Para os não filiados fica o apelo para que se filiem e passem a contribuir regularmente para o fortalecimento da organização das entidades que se dispõem a fazer de fato a luta coletiva.

Print Friendly, PDF & Email

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *