Aprovado: Trabalhadores da Celesc aprovam ACT 2018/19

Com conquista da extensão da garantia de emprego para 3 anos como principal vitória, assembleias aprovam proposta para o ACT dos celesquianos

Em assembleias realizadas pelos sindica­tos da Intercel, os trabalhadores da Celesc aprovaram a proposta da administração da empresa para o Acordo Coletivo de Traba­lho 2018/19.

Após 5 rodadas de negociação e um grande avanço nas reivindicações da ca­tegoria, os celesquianos conquistaram o mais importante dos anseios da categoria: a extensão da garantia de emprego para 3 anos. Desde o início dos debates do ACT os sindicatos da Intercel mobilizaram a cate­goria para lutar pelo reconhecimento de todo o esforço e comprometimento que os trabalhadores têm com a Celesc.

Nestes últimos anos, com as metas da con­cessão cada vez mais apertadas e com as maquinações políticas ameaçando a empre­sa pública, os trabalhadores fizeram difíceis debates sempre buscando a manutenção da concessão e da Celesc Pública. A extensão da garantia de emprego dá tranquilidade para que os celesquianos continuem o tra­balho de excelência no atendimento à socie­dade catarinense, matendo a Celesc Pública como uma das melhores distribuidoras de energia do país e exemplo de que uma em­presa estatal pode ser referência. A exten­são da garantia de emprego é, sem dúvidas, a grande conquista da categoria neste pro­cesso negocial.

No apanhado geral, além da conquista da garantia de emprego, a negociação foi fe­chada com um reajuste de 4% na maioria das clausulas com impacto financeiro. Aci­ma deste percentual, o vale alimentação recebeu um reajuste de 5,71% e o auxílio creche-babá teve reajustes nas faixas que chegam a até 40%.

O fechamento deste ACT e a grande conquis­ta alcançada é fruto da união dos celesquia­nos com os sindicatos da Intercel que, juntos, tem lutado pelos direitos dos trabalhadores e pela manutenção da Celesc Pública.