ACT avança: diretoria da Celesc vem para o debate e apresenta nova proposta

Ainda é preciso avançar mais nas reivindicações da categoria

A quarta rodada de negocia­ção do Acordo Coletivo de Tra­balho 2018/19, realizada nesta terça-feira, dia 18, destravou o processo negocial e trouxe avanços. A principal mudança foi na postura da Diretoria de Gestão que, finalmente, veio para a mesa para debater o acordo com responsabilidade. Desta forma, a Diretoria aban­donou a proposta de reajuste ligada à Parcela B (1,86%) e apresentou uma proposta de reajuste pelo INPC.

Além dis­so, na proposta apresentada o auxílio-alimentação passa para R$ 36,50, mantendo o valor do vale-peru em R$ 1.300,00. A proposta da empresa também destrava o congelamento de reajuste em algumas cláusulas financeiras, como os Adicionais de despachante e de Linha Viva, uma vez que todas as cláusulas que tem impacto econômico se­rão reajustadas pelo índice de reajuste salarial. Um dos des­taques do avanço foi o Auxílio Babá-Creche, que teve reajus­tadas as faixas e valores, em índice superior ao da inflação.

A principal cláusula do ACT foi, novamente, posta em de­bate. A extensão da Garantia de Emprego para 3 anos, forma de reconhecer o trabalho e em­penho dos celesquianos com a manutenção da concessão, foi cobrada pelos dirigentes sindi­cais. Segundo o Diretor de Ges­tão, a Colegiada ainda aguarda uma manifestação do Governa­dor do Estado, Eduardo Pinho Moreira, para poder respon­der definitivamente a questão. Uma reunião entre os diretores da Celesc e o Governador está agendada para hoje.

Apesar do avanço, a proposta ainda não contempla as reivin­dicações da categoria e os di­rigentes sindicais já avisaram a Diretoria que é preciso continu­ar o debate valorizando os ce­lesquianos e respeitando seus direitos. É fundamental conti­nuar o avanço, concedendo a extensão da garantia de empre­go. A última rodada acontece nesta sexta-feira, dia 21.